26 abril, 2012

Catumbi e Navarro: Idosos no Parque Aquático

Na tarde de 5ª feira, dia 26 de abril, aconteceu mais uma realização de nossa clínica: Promoção de Saúde em forma de um passeio para o grupo de idosos de duas equipes que estão cada vez mais se mostrando parceiras! Confira abaixo o trabalho das equipes Catumbi e Navarro.


Viabilizado pela ACS Tatiane Soares e pela famosa Tia Ângela, Presidente da Associação de Moradores da Chaminé do bairro do Catumbi e uma das figuras mais ativas da localidade, a incursão - no bom sentido - com o Grupo de Idosos para o Parque Aquático Rio Water Planet foi um sucesso e todos saíram refrescados e felizes.


Postado por ACS Leandro Antonio
em Rio de Janeiro - Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello

Grupo de Idosos posa ao lado de profissionais de saúde nos jardins do parque aquático.
Grupo de Idosos posa ao lado de profissionais de saúde nos jardins do parque aquático.
Agachada de bermuda jeans azul marinho e regata preta "Tia Ângela"
também comemorou o sucesso do evento.
Liderado por profissionais de saúde, Dr. Carlos Peloso e as Enfermeiras Fernanda Pina e Isabela Barboza, o grupo divertiu-se nas calmas águas do lindo parque aquático ao som de pássaros e muita música boa. "Foi incrível! Eu, particularmente, não tenho muita experiência com grandes grupos mas as enfermeiras têm, e juntos pudemos fazer uma atividade além do atendimento na clínica. Todos nós adoramos!" exclamou Dr. Carlos. Atividades externas em grupo são uma ótima ferramenta de integração porém precisam de cautela e logística, à exemplo das Técnicas de Enfermagem Rejane Alves e Karine Gomes, quem alegravam o ônibus com bastante alto astral e ficaram responsáveis em aferir a pressão arterial de cada um dos idosos, para que pudessem se refrescar nas diversas piscinas do parque e curtirem momentos de descontração e brincadeiras mas sem descuidarem da saúde.

A Téc. Enfermagem Rejane Alves afere a pressão arterial da paciente.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, o principal objetivo de eventos como este é proporcionar aos idosos, que na sua maioria não participam de outras atividades ou serviços da comunidade, desfrutar de um dia de lazer, assim como incentivar a socialização e a convivência comunitária, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de qualidade de vida numa perspectiva de ter uma vida ativa, saudável e autônoma.


As Atividades do Grupo
Conforme informaram as agentes Greice Silva e Tatiane Soares o Grupo de Idosos se reúne semanalmente na clínica às 5a feiras à partir das 13h no Centro de Cultura e Idéias. Se você está interessado e pertence à alguma das equipes mencionadas, informe-se com o seu agente!
Os pacientes curtem o espaço de sinuca ao lado do médico e do agente de saúde: integração ao pé da letra.
O Agente de Saúde Edmilson (boné e sem camisas) e Dr. Carlos (sem
camisa) em união com três pacientes, confraternizam a saúde na 

área reservada à mesas de jogos.
Nossa clínica atende os idosos da região de referência cujas ações tem os seguintes objetivos: contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.

As ações desenvolvidas com os idosos legitimam o papel da Assistência Social como política de proteção social, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, motivando-os a uma participação contínua, melhorando significativamente a qualidade de vida. Venha fazer parte desse modelo de Atenção Primária à Saúde!


Veja mais em nossa Galeria de Fotos!









0 comentários:

Postar um comentário

COMENTE AQUI!

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.