25 maio, 2012

CORPO ESTRANHO NA EQUIPE COROA

Drº Felippe Zebulum remove pedaço de vidro de 05mm de paciente da Equipe Coroa.

Corpo estranho estava dentro de ferida que cicatrizava.

Postado por
Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello


Após duas semanas de dores "leves mas latejantes", conforme descrito pelo próprio paciente, o jovem J.C.R. chegou com calafrios e descrevendo sintomas de dor intensa no pé direito na manhã de 25/05, 6ª feira. A galera do Blog não perdeu tempo e foi conferir o atendimento que resultou numa microcirurgia no consultório de nossa clínica. Realizada pelo médico da equipe Coroa, Dr Felippe Zebulum, e auxiliado pela Enfermeira Roseli Arêas, o procedimento levou cerca de 20 minutos e o paciente saiu aliviado carregando o vidro nas mãos como souvenir. "Ele pediu pra levar pra casa e eu deixei! Coloquei o item num saquinho descartável e o entreguei; ...ele adorou o atendimento!" confidenciou a Enfermeira Roseli à nossa redação. No procedimento foi necessária anestesia local devido intensa dor gerada e após a assepsia da ferida o doutor Felippe ainda prescreveu antibiótico, antiinflamatório e fez diversas recomendações. Se você já passou por essas, sabe o alívio que é ter um corpo estranho removido corretamente. Procure sempre auxílio médico e, caso não saiba, nunca tente remover em casa. Carpe diem!

Dr Felipe realiza procedimento no pé do jovem paciente.Dr Felipe realiza procedimento no pé do jovem paciente. O caco de vidro de cerca de 05mm incomodava o paciente.

COMO TRATAR DE FERIDAS E MACHUCADOS EM CASA?

Texto extraído do site http://www.mdsaude.com

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela é também nossa principal arma de defesa contra germes. É o nosso escudo protetor que impede o contato dos micróbios do ambiente com o nosso meio interno.

Apesar da pele ser colonizada por bilhões de bactérias potencialmente causadoras de doença, nós não ficamos doentes porque elas não conseguem entrar no nosso corpo. A pele nos protege.

O problema começa a surgir quando esta proteção é rompida, como nos casos de feridas e lesões da pele. A partir deste momento, estabelece-se uma porta de entrada para os germes externos que poderão levar a infecções.

Podemos dividir as feridas da pele pelo mecanismo de lesão:
Incisas ou cortantes = São aquelas causadas por faca, bisturi, lâmina etc...
Perfurante = Causada por objetos pontiagudos como pregos e alfinetes.
Escoriação = Quando a lesão ocorre na superfície da pele, como quando caímos e arrastamos o joelho ou qualquer outra parte no chão.
Laceração = É uma escoriação mais profunda e que acomete o tecido subcutâneo
Contusas = Lesões traumáticas de grande força que lesam os tecidos abaixo da pele. Como em um soco ou trauma da cabeça. Normalmente causam as equimoses (manchas roxas ao redor da lesão)
Queimaduras = O nome já diz tudo.

A maioria das lesões apresenta mais de um tipo de característica, como perfuro-cortantes, corto-contusas etc...

As feridas também podem ser classificadas pelo grau de contaminação.
Limpas = são as feridas cirúrgicas
Contaminadas = São aquelas que tiveram contato com materiais sabidamente sujos como terra, mordidas de animais ou humanos, cortes na rua etc.
Feridas infectadas = são as que apresentam sinais de infecção.

Como proceder, então, após uma lesão:

- Antes de manusear qualquer lesão, deve-se lavar as mãos com água e sabão, ou álcool gel se disponível.

- Pequenos cortes, perfurações superficiais e escoriações podem ser tratados apenas com limpeza local. Água e sabão neutro são suficientes na maioria dos casos. Outra opção é irrigação com soro fisiológico. Deve-se limpar até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho como terra, grama etc.

- Lesões mais profundas e cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para decidir se há necessidade de realizar sutura com pontos. De qualquer modo, a limpeza primária pode ser feita com água corrente ou soro fisiológico. Se notar presença de corpo estranho na ferida, vá ao médico.

- Nos casos de queimaduras leves sem rompimento da pele, a limpeza é feita com água e sabão de modo suave. Nunca estoure as bolhas! Não use manteiga, margarina, ou qualquer outra substância não esterilizada. Queimaduras mais graves devem ser avaliadas por médicos.

- O uso excessivo de substâncias desinfetantes pode atrapalhar o processo de cicatrização. Mais uma vez, água e sabão são suficientes para a maioria das lesões pequenas. Deixe que o médico indique a utilização de antissépticos. Evite usar álcool ou iodo em feridas abertas sem a indicação do médico, já que estas substâncias podem irritar a lesão e piorar a inflamação.

- Mantenha a ferida sempre limpa. Procure protegê-la com um curativo ou Band-Aid, principalmente se forem em locais como mãos e pés que entram em contato com áreas contaminadas com frequência.

- Escoriações ou lesões úmidas, quando cobertas, devem ser feitas somente com curativo não aderente (Band-Aid) para evitar que o mesmo grude na ferida e cause nova lesão quando for ser retirado. Nunca use fita adesiva diretamente na lesão.

- Se a lesão está sangrando, use um pano limpo, gaze ou compressas para comprimi-la. Se o sangramento é intenso ou em jato, vá logo ao médico.

- Nunca lamba as feridas. Você não é cachorro e a sua saliva contém milhões de bactérias que podem causar infecções graves se entrarem em contato com uma ferida. A nossa boca é tão contaminada que uma mordida humana é considerada uma lesão muito mais grave que uma mordida de cão ou gato.

- Em caso de mordida de animais ou humano, procure saber do estado vacinal do animal e vá a um médico. São feridas que infeccionam com muita facilidade. A raiva não tem cura e a mortalidade é de quase 100%  dos casos.

- Se após algumas horas surgirem qualquer sinal de infecção da lesão, como edema, uma área de vermelhidão, febre ou saída de pus, procure atendimento médico, mesmo que a lesão seja pequena.

- Se não for vacinado ou tiver tomado a última dose há menos de 10 anos, procure um hospital para tomar a vacina contra tétano, inclusive em casos de mordidas e queimaduras.

- Se você for diabético ou imunossuprimido, tenha especial atenção às suas lesões. Na dúvida, visite um médico. Se você tem uma ferida que não cicatriza apesar de todos os cuidados, procure atendimento, isto pode ser sinal de diabetes mellitus (leia:Diabetes Mellitus | Sintomas e diagnóstico)ou alguma outra doença.

A maioria das pessoas já passou por situações em que tiveram lesões e machucados na pele que não receberam muita atenção e nada aconteceu. Em geral, pequenas lesões são negligenciadas pelos pacientes devido à baixa frequência de complicações.




Nossa clínica está aberta para os moradores da área e adjacências. Informe-se com seu Agente Comunitário de Saúde!


CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Endereço: Avenida 31 de Março, s/ nº
Catumbi - Rio de Janeiro/RJ CEP.:20.251-330
Telefone: (21) 2502-4366
Gerente Técnico: Jubemar Lima


0 comentários:

Postar um comentário

COMENTE AQUI!

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.