03 dezembro, 2012

DENGUE: É FÁCIL DE COMBATER, SÓ NÃO PODE ESQUECER

VERÃO CHEGANDO, VAMOS FICAR ATENTOS AO COMBATE A DENGUE

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Temporada de calor e chuvas chegando, é hora de atenção no Combate a Dengue. Todos juntos no combate ao mosquito e eliminando os criadouros. 
A cidade do Rio de Janeiro possui as condições propícias para o desenvolvimento do Aedes aegypti (Mosquito da Dengue). Temperatura e umidade relativa são primordiais para o desenvolvimento do mosquito e, principalmente, para manter os ovos viáveis mesmo fora d’água. Além de ser densamente povoada, é comum a cidade apresentar índices de 70% a 80% de umidade relativa do ar e temperaturas por volta de 25ºC, condições ideais para a multiplicação do vetor. Por isso, o combate de todos aos focos do vetor é muito importante.
Para controlar a dengue, precisamos combater o mosquito. E para combater o mosquito, temos que acabar com a água parada. NÃO EXISTE OUTRA SOLUÇÃO!


COMO ELIMINAR OS FOCOS


  • Limpar e vedar os reservatórios e caixas d`água;
  • Retirar os recipientes que possam acumular água, como pneus, baldes, latas e pratos e vasos de plantas, mantendo-os protegidos das chuvas;
  • Limpar as calhas;
  • Colocar areia nos pratos e vasos de plantas;
  • Só cultivar plantas em areia;
  • Não permitir acúmulo de água por uma semana em lajes;
  • Manter vasos sanitários e outras estruturas que possam acumular água, fechados ou vedados.
Para denunciar focos de mosquitos, acesse ou ligue 1746, ou procure sua unidade de saúde. Prazo para atendimento de 5 dias úteis. Caso o foco de Dengue seja originado por resíduos como garrafas, latas, pneus e recipientes deixados em áreas públicas, solicite o seu recolhimento a Limpeza Urbana.

E NÃO ESQUEÇA: Se você tiver Febre, Dores de Cabeça, pelo corpo ou nos olhos, tonteiras e desânimo. PODE SER DENGUE! PROCURE SUA UNIDADE DE SAÚDE E BEBA BASTANTE LÍQUIDO!

ATENÇÃO: Dores abdominais, vômitos persistentes, pele pálida e fria, sangramentos, sonolência, agitação e confusão mental, são sinais de casos GRAVES DE DENGUE. Procure IMEDIATAMENTE a unidade de saúde mais próxima.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.