CF SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Avenida 31 de Março, SN - Catumbi - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20251-330 | ☎ Telefone: (21) 2502-8666
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Thiago Wendel | CNES 6873960 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

25 maio, 2012

CORPO ESTRANHO NA EQUIPE COROA

CORPO ESTRANHO NA EQUIPE COROA

Drº Felippe Zebulum remove pedaço de vidro de 05mm de paciente da Equipe Coroa.

Corpo estranho estava dentro de ferida que cicatrizava.

Postado por
Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello


Após duas semanas de dores "leves mas latejantes", conforme descrito pelo próprio paciente, o jovem J.C.R. chegou com calafrios e descrevendo sintomas de dor intensa no pé direito na manhã de 25/05, 6ª feira. A galera do Blog não perdeu tempo e foi conferir o atendimento que resultou numa microcirurgia no consultório de nossa clínica. Realizada pelo médico da equipe Coroa, Dr Felippe Zebulum, e auxiliado pela Enfermeira Roseli Arêas, o procedimento levou cerca de 20 minutos e o paciente saiu aliviado carregando o vidro nas mãos como souvenir. "Ele pediu pra levar pra casa e eu deixei! Coloquei o item num saquinho descartável e o entreguei; ...ele adorou o atendimento!" confidenciou a Enfermeira Roseli à nossa redação. No procedimento foi necessária anestesia local devido intensa dor gerada e após a assepsia da ferida o doutor Felippe ainda prescreveu antibiótico, antiinflamatório e fez diversas recomendações. Se você já passou por essas, sabe o alívio que é ter um corpo estranho removido corretamente. Procure sempre auxílio médico e, caso não saiba, nunca tente remover em casa. Carpe diem!

Dr Felipe realiza procedimento no pé do jovem paciente.Dr Felipe realiza procedimento no pé do jovem paciente. O caco de vidro de cerca de 05mm incomodava o paciente.

COMO TRATAR DE FERIDAS E MACHUCADOS EM CASA?

Texto extraído do site http://www.mdsaude.com

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela é também nossa principal arma de defesa contra germes. É o nosso escudo protetor que impede o contato dos micróbios do ambiente com o nosso meio interno.

Apesar da pele ser colonizada por bilhões de bactérias potencialmente causadoras de doença, nós não ficamos doentes porque elas não conseguem entrar no nosso corpo. A pele nos protege.

O problema começa a surgir quando esta proteção é rompida, como nos casos de feridas e lesões da pele. A partir deste momento, estabelece-se uma porta de entrada para os germes externos que poderão levar a infecções.

Podemos dividir as feridas da pele pelo mecanismo de lesão:
Incisas ou cortantes = São aquelas causadas por faca, bisturi, lâmina etc...
Perfurante = Causada por objetos pontiagudos como pregos e alfinetes.
Escoriação = Quando a lesão ocorre na superfície da pele, como quando caímos e arrastamos o joelho ou qualquer outra parte no chão.
Laceração = É uma escoriação mais profunda e que acomete o tecido subcutâneo
Contusas = Lesões traumáticas de grande força que lesam os tecidos abaixo da pele. Como em um soco ou trauma da cabeça. Normalmente causam as equimoses (manchas roxas ao redor da lesão)
Queimaduras = O nome já diz tudo.

A maioria das lesões apresenta mais de um tipo de característica, como perfuro-cortantes, corto-contusas etc...

As feridas também podem ser classificadas pelo grau de contaminação.
Limpas = são as feridas cirúrgicas
Contaminadas = São aquelas que tiveram contato com materiais sabidamente sujos como terra, mordidas de animais ou humanos, cortes na rua etc.
Feridas infectadas = são as que apresentam sinais de infecção.

Como proceder, então, após uma lesão:

- Antes de manusear qualquer lesão, deve-se lavar as mãos com água e sabão, ou álcool gel se disponível.

- Pequenos cortes, perfurações superficiais e escoriações podem ser tratados apenas com limpeza local. Água e sabão neutro são suficientes na maioria dos casos. Outra opção é irrigação com soro fisiológico. Deve-se limpar até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho como terra, grama etc.

- Lesões mais profundas e cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para decidir se há necessidade de realizar sutura com pontos. De qualquer modo, a limpeza primária pode ser feita com água corrente ou soro fisiológico. Se notar presença de corpo estranho na ferida, vá ao médico.

- Nos casos de queimaduras leves sem rompimento da pele, a limpeza é feita com água e sabão de modo suave. Nunca estoure as bolhas! Não use manteiga, margarina, ou qualquer outra substância não esterilizada. Queimaduras mais graves devem ser avaliadas por médicos.

- O uso excessivo de substâncias desinfetantes pode atrapalhar o processo de cicatrização. Mais uma vez, água e sabão são suficientes para a maioria das lesões pequenas. Deixe que o médico indique a utilização de antissépticos. Evite usar álcool ou iodo em feridas abertas sem a indicação do médico, já que estas substâncias podem irritar a lesão e piorar a inflamação.

- Mantenha a ferida sempre limpa. Procure protegê-la com um curativo ou Band-Aid, principalmente se forem em locais como mãos e pés que entram em contato com áreas contaminadas com frequência.

- Escoriações ou lesões úmidas, quando cobertas, devem ser feitas somente com curativo não aderente (Band-Aid) para evitar que o mesmo grude na ferida e cause nova lesão quando for ser retirado. Nunca use fita adesiva diretamente na lesão.

- Se a lesão está sangrando, use um pano limpo, gaze ou compressas para comprimi-la. Se o sangramento é intenso ou em jato, vá logo ao médico.

- Nunca lamba as feridas. Você não é cachorro e a sua saliva contém milhões de bactérias que podem causar infecções graves se entrarem em contato com uma ferida. A nossa boca é tão contaminada que uma mordida humana é considerada uma lesão muito mais grave que uma mordida de cão ou gato.

- Em caso de mordida de animais ou humano, procure saber do estado vacinal do animal e vá a um médico. São feridas que infeccionam com muita facilidade. A raiva não tem cura e a mortalidade é de quase 100%  dos casos.

- Se após algumas horas surgirem qualquer sinal de infecção da lesão, como edema, uma área de vermelhidão, febre ou saída de pus, procure atendimento médico, mesmo que a lesão seja pequena.

- Se não for vacinado ou tiver tomado a última dose há menos de 10 anos, procure um hospital para tomar a vacina contra tétano, inclusive em casos de mordidas e queimaduras.

- Se você for diabético ou imunossuprimido, tenha especial atenção às suas lesões. Na dúvida, visite um médico. Se você tem uma ferida que não cicatriza apesar de todos os cuidados, procure atendimento, isto pode ser sinal de diabetes mellitus (leia:Diabetes Mellitus | Sintomas e diagnóstico)ou alguma outra doença.

A maioria das pessoas já passou por situações em que tiveram lesões e machucados na pele que não receberam muita atenção e nada aconteceu. Em geral, pequenas lesões são negligenciadas pelos pacientes devido à baixa frequência de complicações.




Nossa clínica está aberta para os moradores da área e adjacências. Informe-se com seu Agente Comunitário de Saúde!


CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Endereço: Avenida 31 de Março, s/ nº
Catumbi - Rio de Janeiro/RJ CEP.:20.251-330
Telefone: (21) 2502-4366
Gerente Técnico: Jubemar Lima


22 maio, 2012

MEDICINA DA ESTÁCIO CONHECE CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

MEDICINA DA ESTÁCIO CONHECE CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ LEVA FUTUROS MÉDICOS À CLÍNICA.

A Profª Mirella Giongo liderou a turma pelas dependências da clínica e os estudantes puderam conferir, entusiasmados, o modele de Atenção Primária de Saúde.

Postado por
CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
A turma em frente a entrada da clínica.

Beleza, alegria e satisfação. Foram essas as palavras que mais soavam das bocas dos estudantes do 1º Período de Medicina da Faculdade Estácio de Sá, após visitarem nossa clínica na tarde de 3ª feira, dia 22 de maio. Como parte do AISF 1 - Atenção Integral de Saúde da Família, modelo de Saúde da própria Faculdade, a professora trouxe os alunos a fim de apresentar o formato de Atenção Primária à Saúde em processo de implementação nesta área de nossa cidade, já praticado em nossa clínica.

Alunos da Estácio de Sá na Sala dos Agentes.
"Universalizar o atendimento como preconiza a legislação. Vimos todos que aqui há a integralidade, que o modelo como o de nossa instituição, funciona pois gera acesso à Saúde, gera mesmo a integralidade. E nós, profissionais da saúde, somos a força que a impulsiona." declarou a professora.
Dentro da clínica, os alunos posam sob a luz do sol.
Guiados pela Agente Comunitária de Saúde Greice Silva a turma pôde conferir o Acolhimento, onde os alunos notaram o referenciamento dos casos, o setor de Sáude Bucal, onde foram ciceroneados pelo Dentista Erico Eduardo quem fez uma pautada análise sobre PSF - Programa de Saúde de Família, além do setor de Procedimentos, as Equipes que atuam na clínica, e outras dependências.
Eufórica com as informações e atenção dispensada, a professora prometeu voltar com mais alunos: "Virão mais duas turmas conhecer a clínica e esse modelo de atuação. Todos adoramos!"





Nossa clínica está aberta para os moradores da área e adjacências. Informe-se com um Agente Comunitário de Saúde!


CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Endereço: Avenida 31 de Março, s/ nº
Catumbi - Rio de Janeiro/RJ CEP.:20.251-330
Telefone: (21) 2502-4366
Gerente Técnico: Jubemar Lima


18 maio, 2012

EQUIPE APOTEOSE: "VENHA CONHECER SEU CORPO!" NO MORRO DA MINEIRA

EQUIPE APOTEOSE: "VENHA CONHECER SEU CORPO!" NO MORRO DA MINEIRA

CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO LEVA PROMOÇÃO DE SAÚDE AO MORRO DA MINEIRA
Dra. Juliana Leitão monta barraca na Associação de Moradores da Mineira com integrantes da equipe.
Postado por
CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Moradora posa ao lado das profissionais de Saúde no Morro da Mineira.
2ª feira, 07 de maio, dia ensolarado. Os garis varrem a escadaria enquanto seios aos umbrais aleitam seus petizes sedentos mas atentos à movimentação que os profissionais da clínica fazem. Segue a vida o Morro da Mineira. Nesse clima de poesia e observação aos poucos se achegam um, dois, três, cinco, onze e mais pessoas. Curiosos da famosa comunidade, onde outrora fora palco de acontecimentos violentos, os moradores abrem um sorriso ao avistarem a Saúde bater à porta. Liderada pela Dra. Juliana Leitão, Enfermeira Juliana Domingues, Téc. Enfermagem Cristiane Melo e as Agentes Comunitárias de Saúde Maria Helena e Tatiana Barros, a equipe Apoteose montou barraca para atender os moradores e esclarecer diversas dúvidas sobre alimentação, saúde e bem viver. A Associação de Moradores do Morro da Mineira foi parceira da ação e disponibilizou suas dependências para a realização do evento.

Crianças da localidade interagem com os profissionais.
Feliz com a demanda alcançada, a Dra. Juliana fala um pouco sobre o idealizado pela coordenação da ação. "Pensamos em realizar a promoção de saúde "VENHA CONHECER SEU CORPO" com o intuito, não só de avaliar medidas, mas de orientar as pessoas quanto ao seu estilo de vida, à importância do acompanhamento ambulatorial de patologias como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, à importância do uso correto de suas medicações e tentar esclarecer as dúvidas que surgissem." declarou. 
Índice de Massa Corpórea detalhado por demanda.Na ação foram realizados diversos procedimentos clínicos tais como a medição do peso, da altura, da cintura e do quadril, aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corpórea (IMC) e o índice cintura/quadril. Valores que influenciam em um menor ou maior risco cardiovascular. Na ocasião não foi selecionado ou diferenciado grupo específico para a realização das estatísticas.

Gráfico expressa a demanda atendida na ação.
A adesão à ação foi maior pelas mulheres, representando 58% do público presente, em relação ao homens. Cerca de 66% dos homens estavam acima do índice de massa corpórea considerado normal, o que ocorreu com 76% das mulheres. Já o índice cintura-quadril foi classificado como muito alto em 60% das mulheres participantes e como moderado em 50% dos homens. Nenhum homem avaliado apresentou este índice classificado como muito alto. Em relação à pressão arterial, a maioria das aferições teve valores dentro da normalidade. No sexo masculino, 50% das aferições revelaram valores alterados, enquanto que no feminino este valor foi de 44%.

Os padrões de avaliação foram os oficiais.
Os padrões de avaliação foram os oficiais.
Índice de Massa Corpórea de toda a demanda.Concluiu-se que, de modo geral, apesar da adesão à Promoção de Saúde ter sido maior entre o sexo feminino e este grupo ter apresentado um percentual de valores de pressão arterial maior, dentro da normalidade, não mostrou ter muitos cuidados em relação aos cuidados com as medidas corporais, o que muito tem a ver com os hábitos de vida.



Nossa clínica está aberta para os moradores da área e adjacências. Informe-se com seu Agente Comunitário de Saúde!


CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Endereço: Avenida 31 de Março, s/ nº
Catumbi - Rio de Janeiro/RJ CEP.:20.251-330
Telefone: (21) 2502-4366
Gerente Técnico: Jubemar Lima


08 maio, 2012

MORRO DA COROA RECEBE SAÚDE BUCAL

MORRO DA COROA RECEBE SAÚDE BUCAL

UPP e a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello organizam Promoção de Saúde na Associação de Moradores do Morro da Coroa.

Postado por Leandro Antonio
Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello


As crianças sorriram com a chegada dos profissionais de saúde na sala de aula. A turma, que é composta por estudantes de 07 à 13 anos de idade, pôde ser tratada na própria classe pelo Dentista Erico Eduardo e o Téc. Higiene Dental Rudney Buarque.

Os  policiais da UPP, que ministram aulas de reforço escolar e coordenam o grupo posaram ao lado dos agentes de saúde após auxiliarem na ação.







07 maio, 2012

DIA D DE MOBILIZAÇÃO – 14ª CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

DIA D DE MOBILIZAÇÃO – 14ª CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE


Com intensa demanda da comunidade, nossa clínica estreou sua 1ª campanha de vacinação. 

Postado por Ageu Costa
Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello - Rio de Janeiro



A Enfermeira Luciana aplica a vacina em um de nossos pacientes.
E sábado, dia 05 de Maio, além da visita dos alunos de Pós Graduação da UNISUAM, também aconteceu aqui na clínica, em clima de inteira normalidade, o início da 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe; nossa 1ª campanha desde a inauguração em Outubro de 2011.
No primeiro dia, o chamado “Dia D da Mobilização”, a clínica funcionou das 8 horas às 17 horas para atender pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses e menores de dois anos, gestantes.O atendimento foi ágil e os profissionais envolvidos foram elogiados pela população.

A Téc. Saúde Bucal Cláudia Figueira  aplica o flúor em uma criança presente.
A Aux. de Saúde Bucal Armanda explica sobre escovação.
Foram imunizados cerca de 200 usuários dos grupos prioritários e distribuídos, ainda, 80 kits odontológicos por nossa Equipe de Saúde Bucal, que também orientaram às crianças maiores da faixa de vacinação sobre escovação , a correta utilização do fio dental e aplicação tópica de Flúor.


Nossa paciente sorri com a filha nos braços minutos após ser imunizada.A campanha de vacinação deste ano tem como lema “proteger é cuidar” e  como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. A vacina protege contra os três principais vírus da gripe, entre eles o da influenza A (H1N1).

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco de hospitalização.



     A campanha se estenderá até o dia 25 de Maio, por isso não perca!




Alunos de Pós Graduação em Saúde da Família da UNISUAM visitam a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello

Alunos de Pós Graduação em Saúde da Família da UNISUAM visitam a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello


Conhecer o modelo de Atenção Primária de Saúde ao vivo e à cores pode ser a melhor forma de reconhecer a teoria.

Postado por Ageu Costa
Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello - Rio de Janeiro

Os alunos da UNISUAM posam na fachada da clínica.
Os alunos de Pós Graduação da UNISUAM
posam na fachada da clínica após visita.
 
Sábado, dia 05 de maio, a Clinica da Família Sérgio Vieira de Mello teve a satisfação de receber em suas dependências a visita de alunos do curso de Pós-graduação Multidisciplinar em Saúde da Família da UNISUAM.

Disponibilizada pela Prof. Drª Marcia Valeria Leal, a visita teve como objetivo principal ampliar a visão dos alunos quanto às diferenças do modelo de assistência prestados atualmente pelas Clínicas da Família e pelo modelo de atendimento dos Postos de Saúde tradicionais.

O gerente da unidade Jubemar Lima, à direita, esclarece as dúvidas dos alunos.Na ocasião, guiados pelo gerente Jubemar Lima, os alunos visitaram as instalações, conheceram o processo de construção dos espaços, dirimiram dúvidas em relação a conceitos básicos da Estratégia de Saúde da Família tais como acolhimento, territorialização, epidemiologia, vigilância em saúde etc. e acessaram o prontuário eletrônico.

03 maio, 2012

CLÍNICA DO CATUMBI: CENÁRIO DE BELEZA PARA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

CLÍNICA DO CATUMBI: CENÁRIO DE BELEZA PARA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA


CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO TORNA-SE CENÁRIO PARA MAMÃES E BEBÊS NA EXPOSIÇÃO "RIO: A CIDADE QUE AMAMENTA"

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


Pelas lentes da fotógrafa Fernanda Sá, nossa belíssima unidade tornou-se cenário para a composição das fotos do famoso evento da cidade maravilhosa. Com participação de Rosane Rito, Gerente de Propaganda do Blog da Saúde da Criança, as personagens fotografadas puderam se deliciar nas poses solicitadas nesse cenário de beleza. 

A fotógrafa Fernanda Sá e a gerente de propaganda do
blog Saúde da Criança Rosane Rito.
 
A mãe, Mayara Braga apresentou seu filho Bernardo, de 3 meses de idade e disse estar orgulhosa dessa participação especial. Enquanto isso a mãe Carla Nascimento disse que a filha Ketelen, 5 meses, era pra ter sido convidada mesmo pois é muito bonita. Orgulhosas ou não as mães representaram bem e a exposição foi um sucesso!!

Instituto de Nutrição Annes Dias: Visita de Certificação da Unidade Amiga da Alimentação Saudável

Instituto de Nutrição Annes Dias: Visita de Certificação da Unidade Amiga da Alimentação Saudável

CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO RECEBE CERTIFICAÇÃO.

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


A unidade detém sua certificação por apoiar a alimentação saudável e orgulhosamente exibe o selo.

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.418 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.