CF SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Avenida 31 de Março, SN - Catumbi - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20251-330 | ☎ Telefone: (21) 2502-8666
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Thiago Wendel | CNES 6873960 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

27 agosto, 2012

AMAMENTAR HOJE É PENSAR NO FUTURO

AMAMENTAR HOJE É PENSAR NO FUTURO

MÃES SÃO INCENTIVADAS A AMAMENTAR SEUS FILHOS.
.
Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
.

Desde o inicio dos tempos a amamentação é uma atividade utilizada por todas as mulheres do mundo e por isso deve-se ter um cuidado e uma atenção especial na relação mãe e bebê. A amamentação é uma atividade básica que preenche todas as necessidades nutricionais da criança, em seus primeiros meses de vida, o leite é o grande eixo para a harmoniosa interação mãe/filho.

A amamentação realizada diretamente no seio é um grande facilitador para o desenvolvimento da musculatura facial da criança, e, resulta em uma diminuição de infecções do aparelho respiratório durante o período neonatal.

A amamentação diretamente no seio diminui o número de cáries nos dentes das crianças e consequentemente diminui as maloclusões dentárias e também proteção imunológica e antialérgica.

O uso da mamadeira deve ser usada apenas quando por algum motivo não puder ser dado o leite através do seio. Nos primórdios dos tempos não existia mamadeira a dificuldade das mães era imensa em relação à nutrição de seus bebês. A modernidade acaba trazendo condições e tecnologias rápidas, práticas e que muitas vezes acabam provocando alterações adversas. Muitas mães decidem contribuir para a renda familiar em casa, muitas vezes esta situação impossibilita a mãe de aleitar adequadamente e vê-se obrigada a introduzir o uso da mamadeira ainda nos primeiros meses de vida do bebê.

O benefício do aleitamento não é somente do bebê, mães que amamentam dificilmente apresentam câncer de mama durante a pré-menopausa, assim como alguns tipos de câncer do ovário, menor incidência de fratura de colo de fêmur e contribui também para a perda de peso de maneira natural.

A amamentação pode ser iniciada na sala de parto logo após o nascimento do bebê. É de direito de todas as mães serem devidamente orientadas por toda a equipe de saúde: Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Fisioterapêutas, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros e outros. Cada profissional irá orientar de acordo com sua conduta profissional em prol do bom desenvolvimento motor, psicológico, funcional e desenvolvimental da criança.O leite materno é o único alimento sem restrições para qualquer bebê.

O ato de sugar deve ser iniciado pelo bebê logo após o nascimento, assim que a mãe insere o mamilo entre os lábios da criança. Caso o bebê não tenha competência de força muscular para sugar o seio deve-se realizar estimulação terapêutica fonoaudiológica, o mais rápido possível.

O ato de sugar o seio da mãe é um grande facilitador para o crescimento dentário, desenvolvimento da articulação e do ato de engolir. O benefício do aleitamento materno traz melhoras nos aspectos psicológicos do desenvolvimento emocional do ser, como base para um bom desenvolvimento da linguagem da saúde do bebê.

Segundo a organização mundial da saúde, a duração ideal do aleitamento materno é exclusivo até 6 meses, mas, pode-se prolongar até quando a mãe produzir leite. Sempre que a mãe for amamentar deve-se oferecer os dois seios, facilitando assim uma adaptação posicional múltipla.

A alimentação deverá ser introduzida a partir do sexto mês. Pode-se ser oferecido alimento antes de seis meses somente se o bebê possuir habilidades motoras orais e com orientação profissional após avaliação da criança, esta orientação deve ser realizada quanto aos seguintes aspectos: pastosidade, quantidade, qualidade, horário e outros. Desta forma, a mãe garante uma melhor qualidade de vida para si mesma e para seu bebê através do aleitamento adequado e realiza o ato de amamentar com vontade e ânimo.
.
O Ministério da Saúde, com o apoio da sociedade Brasileira de Pediatria, lança a campanha da Semana Mundial de Amamentação. comemorada anualmente em mais de 150 países, a data é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e tem como madrinha, a cantora Wanessa e seu filho José Marcus.

Conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para o fortalecimento da saúde da criança, não só na infância, mas em toda sua vida, é o principal objetivo da campanha deste ano. Além de divulgar seu papel significativo no combate à mortalidade infantil, que caiu pela metade nessa última década em nosso país. Por isso, participe, divulgue e incentive a amamentação.

CÂNCER: PESQUISA ATRAVÉS DE CÉLULAS

CÂNCER: PESQUISA ATRAVÉS DE CÉLULAS

INTO PESQUISA TUMOR MALIGNO DOS OSSOS EM CÉLULAS-TRONCO
Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Estudo vai auxiliar no tratamento do câncer de osso que mais atinge crianças e jovens

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) iniciou, neste mês de agosto, uma pesquisa com células-tronco em pacientes com diagnóstico de osteossarcoma, tumor maligno do osso que atinge, principalmente, crianças e jovens entre 10 e 20 anos, em fase de crescimento. A pesquisa inaugura uma nova linha de estudo e será a primeira realizada com células-tronco tumorais no Centro de Pesquisa em Terapia Celular e Bioengenharia Ortopédica do Into.

O estudo consistirá no isolamento e expansão in vitro de células-tronco tumorais em duas fases: No momento da biópsia, realizada para a confirmação da doença; e após o tratamento com quimioterapia. Os pesquisadores irão identificar a quantidade de células existentes nessas duas fases e compará-las para verificar a agressividade do tumor e o seu grau de resistência ao tratamento. Também serão realizados testes em camundongos estéreis para provocar a doença e acompanhar o desenvolvimento do tumor in vivo.

Segundo a chefe da Divisão de Pesquisa, Maria Eugênia Duarte, a quantidade de células-tronco tumorais pode estar relacionada com a agressividade, a resistência ao tratamento e a disseminação da doença no organismo. “O resultado é que poderemos fornecer mais um elemento importante para tratar o paciente e será possível identificar se houve resposta ao tratamento. A partir daí, os médicos poderão programar melhor o tratamento baseado nas características individuais de cada tumor”.

A expectativa do ortopedista Walter Meohas, cirurgião especializado no tratamento do osteossarcoma é de que os resultados possam contribuir para reduzir a necessidade de amputações. “É uma pesquisa inédita que vai revolucionar o tratamento. Estou otimista para que dê certo e que possamos preservar mais as crianças. É um trabalho prospectivo, começando por quem está chegando agora para fazer a biópsia para confirmar o diagnóstico”. O médico atende no Into e no Instituto Nacional do Câncer (Inca) aproximadamente 31 casos/ano de pacientes com osteossarcoma que necessitam de cirurgia oncológica.

Células-tronco tumorais - As células-tronco tumorais representam cerca de 1% da massa tumoral. Elas são mais resistentes às terapias e têm o potencial de formar as células que compõem os tumores dependendo do estímulo que recebem. São chamadas de células-mãe, o reservatório do tumor. “Apesar do efeito da quimioterapia ser capaz de eliminar ou diminuir o tamanho de grande parte do tumor, as células-tronco tumorais são bem mais resistentes. O que iremos desenvolver é uma ferramenta de prognóstico para futuramente buscar alternativas para melhorar a resposta dos pacientes ao tratamento”, explica a pesquisadora Suzana Kahn.


O estudo introduz nova forma de avaliar a agressividade biológica do tumor, utilizando uma técnica mais científica e moderna que envolve os conceitos de células-tronco. Será possível identificar quais foram os efeitos da quimioterapia, observando em laboratório a proliferação, sobrevivência e invasão das células no organismo do paciente, além de saber se houve melhora com o tratamento e se aumentará ou não as chances de ocorrer metástase.

Osteossarcoma - O osteossarcoma é um tumor maligno dos ossos. Sua incidência é maior em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos, sendo secundário à irradiação da radioterapia e da doença de Paget. O tumor atinge o aparelho locomotor, como pernas, braços e coluna, e acomete os pulmões com frequência, em decorrência de metástase. O primeiro sinal é dor e aumento rápido de volume no local, como no joelho e no úmero, por exemplo.

Em 27% dos casos é necessária a amputação. Os outros 73% precisam passar por cirurgia e colocação de prótese ou enxerto para substituir a articulação. Por se tratar de um tumor altamente maligno, o  índice de mortalidade da doença também é muito alto. Menos de 5% sobrevivem com osteossarcoma. A taxa de sobrevida do paciente é de 64% em cinco anos e cai para  50% quando ocorre metástase.

Terapia celular - Criado em 2006, o Centro de Pesquisa em Terapia Celular e Bioengenharia Ortopédica (CTCel) é o primeiro laboratório de pesquisa do país especializado em terapia celular e medicina regenerativa, voltado exclusivamente para o tratamento das doenças do aparelho locomotor.

Trabalhando em colaboração com institutos de pesquisa nacionais e internacionais, o CTCel tem como principal missão estabelecer tratamentos inovadores em Ortopedia e Traumatologia para atender, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a demanda nacional. Sua principal proposta consiste no desenvolvimento de projetos de pesquisa básica e protocolos clínicos no âmbito da Medicina Regenerativa, utilizando a terapia celular e a bioengenharia tecidual como principais ferramentas. 

Por Maria Beatriz Fafiães, da Agência Saúde – Into/MS - (21) 2134.5145

18 agosto, 2012

SAUDADES: NOVE ANOS SEM SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

SAUDADES: NOVE ANOS SEM SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


CARIOCA FOI EXEMPLO DE JUSTIÇA E DETERMINAÇÃO PARA TODO O BRASIL

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

21h e 24 minutos do horário de Bagdá do dia 19 de agosto, há exatos nove anos atrás, o correspondente da CNN no Iraque, Michael Okwu, anunciava a morte do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, atingido no mais sangrento atentado à bomba da história da Organização das Nações Unidas que matou outras 22 pessoas. Com quase 30 anos de carreira na ONU, durante a qual atuou no processo de paz em lugares como Líbano, Camboja, Bósnia, Ruanda, Congo, Kosovo e Timor Leste, Vieira de Mello estava no Iraque como o representante do então secretário-geral da organização, Koffi Anan.

A vida de um brasileiro que serve de inspiração para todos nós. Ninguém acreditou tanto na capacidade da ONU de cumprir o papel para o qual foi criada, após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945): mediar o conflito entre países antes de instaurada a guerra e, assim, preservar a paz e o equilíbrio entre os povos. Parece utópico demais diante de um mundo mergulhado em guerras como a do Iraque, Afeganistão ou da Geórgia. Mas, acreditar é o primeiro passo a caminho daquilo que se quer conquistar. E a missão de Sérgio Vieira de Mello era justamente a de reabilitar a crença na organização. De sua parte, ele cumpriu como ninguém o papel da diplomacia, ao preferir o diálogo à ação militar mesmo diante de ditadores e líderes sectários, quando a paz estava em jogo.

“Daqui a 30 anos vamos perguntar: por que não fizemos o que ele disse?”, disse ao repórter do Estado, Antonio Gonçalves Filho, a escritora americana Samantha Power, autora da biografia de Vieira de Mello, O Homem Que Queria Salvar o Mundo. A história do brasileiro é contada também em um emocionante documentário e em um filme.

Para a equipe de funcionários da nossa unidade, a história de morte e vida do homem que a nomeia, é motivo de muito orgulho. Carregar no peito o desejo de trabalhar com afinco e esmero ao levar saúde, informação e vida àqueles que por diversos motivos não puderam apreender ou aprender tal lição.

16 agosto, 2012

VERIFICAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAS: DIA "D" DE IMUNIZAÇÃO PROMETE REGULARIZAR SAÚDE DAS CRIANÇAS

VERIFICAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAS: DIA "D" DE IMUNIZAÇÃO PROMETE REGULARIZAR SAÚDE DAS CRIANÇAS

CAMPANHA DE VACINAÇÃO NA UNIDADE SEGUE SUCESSO ANTERIOR E CARTÃO DE VACINAS TAMBÉM SÃO CHECADOS

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


Sábado, 18 de agosto, tem vacinação para as crianças menores de 05 anos de idade novamente! Após o sucesso da vacinação realizada aqui na unidade, registrada no vídeo oficial do Ministério da Saúde, a clínica pretende imunizar crianças nessa faixa etária de qualquer área da cidade do Rio de Janeiro, sem ter a necessidade de serem das áreas atendidas e adjacências. Basta comparecer à nossa unidade trazendo a criança e o cartão de vacinação. 

Para alegria das crianças e pais, a cama elástica e sala de cinema  estarão garantidíssimas! Diversão e saúde caminhando lado a lado!

Segundo fonte do Portal da Saúde, na terça feira (14/08), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou a campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país. A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo 18 o dia D de divulgação e mobilização nacional.

Durante a entrevista coletiva, o ministro anunciou também a oferta de suplemento de vitamina A às crianças menores de cinco anos - moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.  

Na campanha de atualização serão oferecidas à população alvo – crianças menores de cinco anos – várias vacinas. A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança.

Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).



15 agosto, 2012

UNIDADES DE SAÚDE BÁSICA SÃO MODELOS PARA OUTROS PAÍSES

UNIDADES DE SAÚDE BÁSICA SÃO MODELOS PARA OUTROS PAÍSES


CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO TAMBÉM É EXEMPLO DE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
O Ministério da Saúde coordena ações voltadas ao aprimoramento da atenção básica em todo o país. O objetivo é incentivar os gestores locais do Sistema Único de Saúde a melhorar o padrão de qualidade da assistência oferecida aos usuários do SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e por meio das equipes de Atenção Básica de Saúde. O novo modelo para a atenção básica no SUS é focado na melhoria da qualidade e do acesso aos serviços públicos de saúde.

ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS - COORDENAÇÃO DE SAÚDE ELABORA ACOLHIMENTO NO PRONTO ATENDIMENTO

ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS - COORDENAÇÃO DE SAÚDE ELABORA ACOLHIMENTO NO PRONTO ATENDIMENTO

SAÚDE TODA HORA VISA ATENDIMENTO DE PRIMEIRO MUNDO

A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar no âmbito do SUS todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna, e deve ser implementada gradativamente, em todo o território nacional, respeitando-se os critérios epidemiológicos e de densidade populacional. Constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências o acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção, que devem ser requisitos de todos os pontos de atenção.


SAÚDE MENTAL - CONTE COM A GENTE

SAÚDE MENTAL - CONTE COM A GENTE

ATENÇÃO ESPECIAL AOS PACIENTES DE SAÚDE MENTAL
Fonte: PORTAL DA SAÚDE
A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta política. Na atenção integral em álcool e drogas, além de todos os recursos da rede, conta-se ainda com leitos de retaguarda e a Escola de Redutores de Danos.


14 agosto, 2012

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) MATA 10% DA POPULAÇÃO MUNDIAL ANUALMENTE.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) MATA 10% DA POPULAÇÃO MUNDIAL ANUALMENTE.

DOENÇA DEVASTA POPULAÇÃO DO MUNDO MAS HÁ FORMAS DE SE PREVENIR
Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Fonte: SAÚDE ABRIL

Acidente vascular cerebral. Esse é o nome correto do que os leigos costumam chamar simplesmente de derrame, problema que responde por 10% das mortes no mundo a cada ano. Aliás, o nome que caiu na boca do povo é apenas um dos tipos desses ataques ao cérebro - o AVC hemorrágico - que nem sequer é o mais comum. Nele, um vaso se rompe e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta. Já no AVC isquêmico, que representa 80% dos casos, acontece algo parecido ao que ocorre no coração dos infartados: uma obstrução de uma artéria bloqueia o fluxo de sangue que deveria irrigar uma determinada região. Mas nos dois tipos o resultado é o mesmo: as células da área afetada morrem, causando diversas seqüelas. Dependendo do local da lesão, pode provocar desde a morte da pessoa até paralisias, problemas de fala, de visão, de memória, entre outros. Isso é uma realidade para 2/3 dos pacientes que sobrevivem a um ataque desses.

AVC ISQUÊMICO
Nesses casos, sintomas como dificuldades de falar ou de compreensão, perda da sensibilidade nos membros e do equilíbrio se desenrolam em poucos minutos e vão piorando ao longo das horas. A falta de irrigação no cérebro pode ter dado algum sinal de aviso semanas ou até meses antes, na forma de um "mini-ataque", em que os sinais apareceram e sumiram de repente.
Dependendo da causa da obstrução, os isquêmicos podem ser de três tipos:

1. Trombótico - aqui o causador do entupimento é um coágulo formado numa artéria que irriga o cérebro devido à aterosclerose. Responde por 60% dos casos.

2. Por embolia - Em 20% dos casos o coágulo foi formado em outra parte do corpo e viajou até obstruir alguma artéria que leva sangue à massa cinzenta ou que fica por lá.

3. Insuficiência circulatória - aqui o problema é uma falha no coração, que deixa de bombear sangue corretamente levando à deficiência de circulação na cabeça. Isso explica por que um ataque do coração pode levar a um AVC

AVC HEMORRÁGICO
Este tipo é mais grave e de pior prognóstico. Por sorte responde pela minoria dos casos - cerca de 20% deles. É mais comum em jovens e pode vir acompanhado de uma forte dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mas às vezes não dá nenhum sinal. Sabe-se que alguns hábitos, como fumar, usar contraceptivos orais (principalmente os que têm muito estrógeno) e o abuso de álcool e drogas favorecem esse tipo de ataque.
Há duas formas dessas hemorragias:

1. Sub-aracnóide - um vaso da superfície se rompe, derramando sangue no espaço entre o cérebro e o crânio. A causa mais comum é o rompimento de um aneurisma, as dilatações nas artérias que ficam cheias de sangue como um balão. Em geral o gatilho para esse estouro é a pressão alta.

2. Hemorragia intra-cerebral - o derramamento de sangue é no meio da massa cinzenta, normalmente por causa do envelhecimento dos vasos ou da hipertensão crônica. Só 10% dos AVC se enquadram aqui.

FATORES DE RISCO
Os estudos mostram que o grupo mais vulnerável a um AVC engloba homens, com mais de 55 anos e histórico familiar da doença. Além disso, os fatores de risco são praticamente os mesmos que estão por trás de um infarto:
• Pressão alta - este o mais importante fator de risco que pode ser modificado
• Cigarro - ele diminui a oxigenação do sangue e lesa a parede dos vasos, facilitando a formação de coágulos. Em combinação com alguns contraceptivos orais, seu efeito é ainda pior.
• Diabete - a doença lesa a parede dos vasos, facilitando a formação de placas
• Entupimentos nas carótidas, as artérias do pescoço que levam o sangue ao cérebro
• Problemas cardíacos - a fibrilação, por exemplo, gera um descompasso nas batidas do coração que pode favorecer a formação de coágulos. Soltos na corrente sangüínea, podem ir parar no cérebro.
• Colesterol alto - conhecido formador de placas
• Sedentarismo
• Obesidade

SINAIS
Fique atento a estes sinais. Você deve correr para um hospital imediatamente à menor suspeita deles:
• falta de sensibilidade ou fraqueza que surge de repente no rosto, no braço ou na perna, especialmente se for de um lado só do corpo
• confusão repentina, problemas para falar ou entender o que os outros dizem
• dificuldade de enxergar com um dos olhos
• dificuldade de caminhar, tonturas, perda do equilíbrio ou da coordenação
• forte dor de cabeça que surge de repente, sem causa aparente

DIAGNÓSTICO
Diante de uma suspeita de AVC, o médico geralmente pede uma tomografia ou uma ressonância magnética do cérebro. Esses exames mostram com exatidão a dimensão, a causa, o local e a gravidade da lesão. Também é possível fazer exames das artérias para ver a quantas anda o fluxo sangüíneo por lá.

TRATAMENTO
Atualmente há drogas capazes de evitar a morte ou as seqüelas em quem sofre um AVC. Elas desfazem os coágulos e reestabelecem prontamente a circulação. O grave porém é que, para surtirem efeito, devem ser ingeridas no máximo três horas depois do início do ataque. Daí a importância de reconhecer os sintomas e correr para o hospital ao menor sinal deles.
No caso dos hemorrágicos, os médicos lançam mão dos medicamentos para estancar o sangue e reduzir a inflamação que acontece logo depois. Dependendo da causa, pode ser necessário uma cirurgia para tratar um aneurisma ou eliminar um coágulo que tenha se formado com o derramamento de sangue.

Além disso, a reabilitação é fundamental para a recuperação de um AVC. Ela deve começar ainda no hospital e se prolongar pelo tempo que for preciso. É ela que vai permitir reconquistar habilidades como falar, comer e até andar. Normalmente é feita por fisioterapeutas e fonoaudiólogos, mas há programas que incluem até equitação e atividades na água.

PREVENÇÃO
É perfeitamente possível prevenir 80% dos AVC. E não há nenhum mistério nisso. Basta controlar os fatores de risco. Isso significa:
• controlar sua pressão arterial. Não hesite em tratá-la se estiver alta
• verificar com um cardiologista se você tem alguma fibrilação atrial
• parar de fumar
• beber com moderação
• manter as taxas de colesterol no lugar
• se for diabético, manter a doença sob controle
• exercitar-se regularmente
• consumir pouco sal

INFOGRÁFICO
Como acontece o "derrame" (AVC)?

Get Adobe Flash player

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.418 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.