CF SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Avenida 31 de Março, SN - Catumbi - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20251-330 | ☎ Telefone: (21) 2502-8666
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Thiago Wendel | CNES 6873960 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

30 outubro, 2012

E NEM URUBU DEIXOU DE SER AVE...

E NEM URUBU DEIXOU DE SER AVE...

COLUNA DO JORNAL O GLOBO TRAZ RELATO DE ATENDIMENTO NA CF SVM

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

"Excelência no atendimento" e "Ambiente de Primeiro Mundo", assim o jornalista Bruno Thys caracteriza a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello em sua coluna publicada no Jornal O Globo de 30/10/12.

Num dos trechos da coluna, o jornalista salienta a rápida atuação dos funcionários e a qualidade no atendimento: “Tenho uma pessoa passando muito mal. Vocês podem atender?” A mulher não só respondeu que sim, como ofereceu uma cadeira de rodas e apontou a sala para onde eu deveria levá-la. Não pediu documento algum. Perguntou apenas se ela morava nas imediações. Daí pra frente ocorreu uma sucessão de situações inimagináveis em se tratando de saúde pública. Ela foi atendida imediatamente, primeiro por uma enfermeira que tirou a pressão, furou o dedo para medir a glicose e, em menos de cinco minutos, já estava numa sala tomando soro, diante de um médico atento e cuidadoso. Vale dizer: o ambiente era de Primeiríssimo Mundo..."

A coluna no jornal foi um verdadeiro presente de aniversário para a equipe da unidade, que acabou de completar 1 ano de funcionamento. A equipe não imaginava que havia um jornalista na unidade acompanhando o atendimento.

"Foi uma surpresa para toda equipe. Essa é nossa rotina de trabalho, não poderíamos maginar que viraria coluna de jornal. Temos um compromisso de respeito e atendimento de qualidade com a população. A coluna foi um reconhecimento ao trabalho da equipe!" - Jubemar Lima (Gerente CF SVM).

Há 1 semana a CF finalizou sua primeira pesquisa de satisfação do usuário, foram entrevistados 218 usuários. A pesquisa divulgada ontem trouxe como um dos principais resultados a avaliação de 93,6% considerando o atendimento da CF SVM Bom/Muito Bom. Outro resultado que chamou a atenção foi o fato de todos os entrevistados relatarem que recomendariam a CF SVM a um amigo ou familiar.

A equipe da CF SVM agradece a todos que direta, ou indiretamente, contribuem para desenvolvermos nosso trabalho. E assim, oferecer a o população carioca um atendimento de saúde com muito respeito e qualidade. Temos a certeza que esse relato poderia ter sido escrito tendo como cenário várias das unidades da SMSDC Rio, portanto parabéns a todos nós!

29 outubro, 2012

SATISFAÇÃO DO USUÁRIO: PACIENTES SE MANISFESTAM E DÃO SUAS OPINIÕES

SATISFAÇÃO DO USUÁRIO: PACIENTES SE MANISFESTAM E DÃO SUAS OPINIÕES

USUÁRIOS REGISTRAM O ATENDIMENTO NA CF SERGIO VIEIRA DE MELLO COMO BOM OU MUITO BOM.

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Divulgamos hoje os primeiros resultados da pesquisa de satisfação do usuário. Entre os entrevistados 93,6% consideram o atendimento da CF SVM como Bom ou Muito Bom, 94,4% consideram a localização da unidade como Boa ou Muito Boa. No formulário de pesquisa, também perguntamos ao usuário se recomendaria a CF SVM a algum amigo ou familiar, e  100% dos entrevistados responderam que recomendariam o atendimento da CF SVM para algum amigo ou familiar.


Veja abaixo os primeiros números da pesquisa: 






Além da pesquisa de satisfação, o usuário também pode utilizar o formulário para escrever suas críticas e sugestões. 

INTERATIVIDADE: ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA SOBRE A PERSPECTIVA DA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

INTERATIVIDADE: ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA SOBRE A PERSPECTIVA DA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

DR. CARLOS PELOSO ELABORA ESTUDO E MINISTRA PALESTRA NA UNIDADE

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Aos poucos os ouvintes chegam para acompanhar a palestra.
O Sistema Único de Saúde passa por um período de profunda reflexão e mudança. Mudança esta em maior escala em alguns Estados, que adotam a troca do conceito de Atenção Básica para Atenção Primária à Saúde. Adotar o conceito Atenção Primária à Saúde é responsavelmente aceitar o que a população almeja: um sistema de saúde que seja mais rápido e que ofereça as respostas resolutivas às demandas. A Atenção Primária à Saúde enquanto ciência constitui-se como o primeiro contato de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema de saúde. A figura do ACS (Agente Comunitário de Saúde) é de vital importância para validação dessa forma de atuação da saúde nas diversas sociedades.

Os profissionais de nossa unidade costumeiramente realizam palestras abertas à todos os públicos, sobre esses e outros assuntos, como é o caso da realizada pelo Dr. Carlos Peloso para os funcionários que se encontravam disponíveis na unidade. "O Dr. Carlos fez uma ótima explanação das diferenças que a medicina tem em relação a abordagem centrada na doença e da abordagem centrada na pessoa. É nesta última, que a formação da Residência em Medicina de Família e Comunidade é centrada, e tem como agentes essenciais na Saúde da Família o trabalho em equipe, enfermeiras, técnicos de enfermagem, ACS e equipe de saúde bucal. No que se refere ao modelo adotado no Brasil de Atenção Primária em Saúde, são os ACS os " pilares" de sustentação. Isto ocorre pois são os ACS que fazem a contextualização da abordagem centrada na pessoa com a família e com a comunidade."


28 outubro, 2012

LIGADO EM SAÚDE - CANAL SAÚDE (FIOCRUZ)

LIGADO EM SAÚDE - CANAL SAÚDE (FIOCRUZ)

NOVIDADES NO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO GARANTE MAIS SAÚDE PARA NOSSAS CRIANÇAS

Postado por Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello

Em agosto deste ano duas novas vacinas foram incluídas no calendário básico de vacinação da criança: a pentavalente e a vacina injetável contra a paralisia infantil.


A novidade provocou alterações no calendário e dúvidas nos pais. O Programa Ligado em Saúde do Canal Saúde (FIOCRUZ) exibido em 17/10, explica os motivos dessas mudanças, como fica o calendário vacinal a partir de agora e o que muda para o seu filho. Quem esclarece todas essas questões é a Coordenadora do Programa de Imunizações da SMSDC, Cristina Lemos.


O programa teve imagens gravadas na CF Sergio Vieira de Mello com a participação do nosso médico Garcia Vergara.

25 outubro, 2012

25 DE OUTUBRO: DIA DO DENTISTA É LEMBRADO EM TODO O PAÍS

25 DE OUTUBRO: DIA DO DENTISTA É LEMBRADO EM TODO O PAÍS

DATA CELEBRA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO NO BRASIL

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Fonte: UFGNet

Data celebra a formalização da profissão.
Data celebra a formalização da profissão.

Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro, porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia.

Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro. O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar.

Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho amedrontador de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos, tratar de uma cárie já não assusta tanto. O tratamento pode ser feito até mesmo com laser. No entanto, muitas pessoas ainda preferem ficar longe de um consultório odontológico.

Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta higiene bucal. Quando especializado em ortodontia, o profissional realiza os procedimentos necessários para corrigir a posição dos dentes por meio do uso de aparelhos ortodônticos e quando necessários, por meio da extração de alguns deles. O dentista é responsável ainda por certos tipos de cirurgias faciais.

Nesta data separada para comemorar a profissão, parabenizamos toda a equipe de Saúde Bucal de nossa unidade: as Auxiliares de Saúde Bucal Armanda Reni e Landry Márcia, as Técnicas em Saúde Bucal Amanda Silva e Cláudia Figueira e aos nossos maravilhosos dentistas Caroline Cortat, Marciléia Pinho, Natália Pinheiro, Ageu Costa e Erico Eduardo.


24 outubro, 2012

ATENÇÃO MORADORES DO MORRO DA COROA

ATENÇÃO MORADORES DO MORRO DA COROA

Nesta quinta (25/10) - 18:30h, acontece a Assembléia para Apresentação do Projeto de Regularização Urbanística e Fundiária. A reunião acontecerá no auditório da CF Sérgio Vieira de Mello.



19 outubro, 2012

CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO COMPLETA SEU 1º ANO DE FUNCIONAMENTO

CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO COMPLETA SEU 1º ANO DE FUNCIONAMENTO

SÁBADO (20/10), A UNIDADE CELEBRA SEU 1º ANIVERSÁRIO

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

A Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello completa neste sábado (20/10/12) seu primeiro ano de funcionamento. Para celebrar esta data, apresentamos a população um consolidado de ações realizadas neste 1º ano. Assista também ao vídeo comemorativo: 

População Cadastrada : 22.562
Famílias Cadastradas: 6.519
Procedimentos realizados: 80.524
Aferições de PA: 17.773
Total de Consultas: 21.838
Consultas Médicas: 12.264
Consultas de Enfermagem: 9.162
Consultas Odontológicas: 2.986
Atividades Educativas em Grupo: 517
Visitas Domiciliares: 30.678

Fonte: Prontuário Eletrônico da Unidade

17 outubro, 2012

CADEIRINHA INFANTIL NO CARRO: ÍNDICE DE MORTALIDADE INFANTIL DIMINUI

CADEIRINHA INFANTIL NO CARRO: ÍNDICE DE MORTALIDADE INFANTIL DIMINUI


FORMA DE PREVENÇÃO: LEI DA CADEIRINHA REDUZ 23% MORTES DE CRIANÇAS NO TRÂNSITO

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


Estatísticas comprovam a eficiência da Assento para Autos (Cadeirinha Infantil)
Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (MS). Para ampliar e fortalecer ações do Projeto Vida no Trânsito,o MS vai repassar um total R$ 12,8 milhões aos estados brasileiros    

As mortes de crianças de até 10 anos de idade que estavam sendo transportadas em automóveis reduziram 23%, após um ano da entrada em vigor da Resolução nº 277, de 28 de maio de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conhecida como Lei da Cadeirinha.

De setembro de 2009 a agosto de 2010, o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde notificou a morte de 296 crianças nessa faixa etária. Entre setembro de 2010 - quando a lei passou a valer - e agosto de 2011, o número caiu para 227. Se comparado com a média dos cinco anos anteriores à Lei (267,9), a queda foi de 15%.

Os dados fazem parte da primeira “Avaliação Preliminar do Impacto da Lei da Cadeirinha Sobre os Óbitos de Menores de 10 anos de Idade no Brasil”, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O estudo foi   apresentado nesta terça-feira (16) durante a 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), evento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Em seis anos, é a primeira vez que há registro de queda. Nos cinco anos antes da entrada em vigor da lei, vinha ocorrendo um crescimento gradual de mortes de crianças durante o transporte: de 238 óbitos - no período de 1º de setembro de 2005 até 31 de agosto de 2006 - para 296 óbitos no período de 1º de setembro de 2009 até 31 de agosto de 2010. “A redução do número de mortes nesta faixa etária reverteu a tendência de crescimento da década de 2000. A lei da cadeirinha comprova que aliar fiscalização severa  e ações de conscientização no trânsito pode salvar vidas “, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O estudo também revela que as principais vítimas fatais são crianças de até dois anos. Dos óbitos registrados no período de setembro de 2005 a agosto do ano passado, 32% foram de crianças nesta faixa etária. “Os pais e responsáveis pela criança nunca podem esquecer que a lei deve ser respeitada todos os dias.”, afirmou o ministro. No mesmo período, 42,5% dos óbitos aconteceram nos fins de semanas e 23,9% nos meses das férias escolares. 

Lei da Cadeirinha - Conhecida como Lei da Cadeirinha, a resolução obriga o uso de dispositivos de retenção para o transporte de crianças em veículos. De acordo com a medida, crianças até 12 meses devem ser transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, devem viajar em cadeirinhas. Já entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o booster -- assento elevatório. O cinto de segurança do veículo deverá ser usado por aquelas com idade superior a sete anos e meio e igual ou inferior a 10 anos. O descumprimento da norma prevê multa gravíssima de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que o assento seja colocado.

Vida no Trânsito - Em setembro, o Ministério da Saúde autorizou novo repasse no valor de R$ 12,8 milhões para que todos os 26 estados, o Distrito Federal, suas respectivas capitais, além das cidades de Campinas e Guarulhos, possam ampliar e fortaleces ações previstas no Projeto Vida no Trânsito.  A medida visa modificar a cultura de segurança no trânsito de forma a reduzir o número de mortos e feridos graves a partir da melhora da informação, da conscientização e mobilização da sociedade.

Um dos pontos principais do Projeto Vida no Trânsito é qualificação das informações. As secretarias estaduais e municipais de saúde deverão implantar o Projeto Vida no Trânsito por meio de articulação com outros setores governamentais e não-governamentais. Eles deverão integrar as informações sobre acidentes de trânsito e vítimas (como feridos graves e mortes). Os gestores de saúde deverão, ainda, identificar os fatores de risco e grupos de vítimas mais importantes nos respectivos municípios. A partir desta verificação, os municípios têm que desenvolver programas e projetos de intervenção para reduzir esses fatores e os pontos críticos de ocorrência de acidentes. Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 25 milhões no projeto.

16 outubro, 2012

UNA-SUS E SVS LANÇAM CURSO PARA CONTROLE DA TUBERCULOSE

UNA-SUS E SVS LANÇAM CURSO PARA CONTROLE DA TUBERCULOSE



A Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio de parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), está disponibilizando um curso livre a distância sobre Controle da Tuberculose para profissionais da atenção básica. Oficialmente lançado durante a Mostra Nacional de Experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, prevenção e controle de doenças – Expoepi, no início de novembro, o curso está com inscrições abertas.

O Brasil é um dos 22 países, responsáveis por 80% da carga de tuberculose no mundo. Possui um coeficiente de incidência de 37,2 casos para cada 100 mil habitantes, com 71 mil casos novos por ano e uma taxa de mortalidade de 4.800 mortes ao ano. Apesar dos grandes avanços que tivemos nos últimos anos, a tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública no Brasil.

A manutenção do problema acontece, entre outros motivos, porque menos de 60% dos casos são diagnosticados na atenção básica. Ainda é muito freqüente que casos de tuberculose só sejam diagnosticados nos prontos-socorros e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quando o paciente já apresenta um quadro mais grave.

Com o lançamento desse curso, os profissionais da Rede de Atenção Básica vão ter acesso a um material inédito sobre controle, diagnóstico e tratamento da Tuberculose, pensado especialmente para este público. O curso Ações Para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica traz um conteúdo focado na capacitação para esse campo de atuação no formato de estudo auto-dirigido, podendo ser realizado totalmente à distância pela Internet. Isso possibilita máxima flexibilidade e autonomia na hora de estudar, pois o curso pode ir sendo realizado em parcelas, em qualquer horário e em qualquer lugar.

Todo o conteúdo didático está disponibilizado através de um ambiente virtual, no qual os estudantes poderão utilizar os vários recursos audiovisuais, estudar através de cases e fazer testes para medir seu próprio conhecimento. Esta variedade de recursos busca atender aos diversos estilos de aprendizagem.

O curso irá colaborar para fortalecer o controle da tuberculose e a valorização da Atenção Básica nesse processo, com ênfase nas estratégias de diagnóstico precoce e tratamento até a cura.

Serviço: Curso Online Ações Para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica
Inscrições pelo endereço http://www.unasus.gov.br/CursoTB

Fonte: Una-SUS

15 outubro, 2012

CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE: SOLICITE O SEU

CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE: SOLICITE O SEU

USUÁRIOS PODEM SOLICITAR SEU CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CARTÃO SUS) PELA INTERNET

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


Usuários podem solicitar seu cartão SUS pelo blog da CF SVM, basta preencher corretamente o formulário disponível no blog. Feita a solicitação, o prazo de entrega é de 5 dias úteis para retirada na administração da CF SVM e 20 dias úteis para receber em casa.

O Cartão SUS também pode ser solicitado diretamente na administração da unidade, de segunda a sexta das 8 às 20h.

O QUE É O CARTÃO SUS?

É um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos realizados.

Os objetivos do cartão SUS são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários, dotar a rede de atendimento do SUS de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde; fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercambio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução de politicas publica de saúde.

ONDE FAZER O SEU CARTÃO SUS?



HOMENAGEM DA CF SVM AO DIA DO MESTRE

HOMENAGEM DA CF SVM AO DIA DO MESTRE



15 DE OUTUBRO – DIA DO MESTRE: A CF SVM PARABENIZA A TODOS OS MESTRES RELEMBRANDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO GRANDE PENSADOR BRASILEIRO, O MESTRE PAULO FREIRE


Nesta data especial a CF SVM parabeniza a todos os educadores, em especial aos educadores de nossos parceiros: EM Estados Unidos, EM Catumbi, EM Santa Catarina, EDI Lily Marinho e Creche Municipal Brincadeiras de Criança. Para homenagear aos mestres, trazemos um pouco da história do mais celebre educador brasileiro, Paulo Reglus Neves Freire.

A reportagem completa você pode ler no site da Revista Nova Escola

Paulo Freire (1921 – 1997) defendia que o objetivo da escola deve ser ensinar o aluno a “ler o mudo” para poder transforma-lo. O objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.

Aprendizado conjunto

Freire criticava a idéia de que ensinar é transmitir saber, porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos. Mas ele não comungava da concepção de que o aluno precisa apenas de que lhe sejam facilitadas as condições para o auto-aprendizado. Freire previa para o professor um papel diretivo e informativo - portanto, ele não pode renunciar a exercer autoridade. Segundo o pensador pernambucano, o profissional de educação deve levar os alunos a conhecer conteúdos, mas não como verdade absoluta. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo", escreveu. Isso implica um princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro - e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo", diz José Eustáquio Romão, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

Biografia

Paulo Freire nasceu em 1921 em Recife, numa família de classe média. Com o agravamento da crise econômica mundial iniciada em 1929 e a morte de seu pai, quando tinha 13 anos, Freire passou a enfrentar dificuldades econômicas. Formou-se em direito, mas não seguiu carreira, encaminhando a vida profissional para o magistério. Suas idéias pedagógicas se formaram da observação da cultura dos alunos - em particular o uso da linguagem - e do papel elitista da escola. Em 1963, em Angicos (RN), chefiou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês. No ano seguinte, o golpe militar o surpreendeu em Brasília, onde coordenava o Plano Nacional de Alfabetização do presidente João Goulart. Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar. Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido. Também deu aulas nos Estados Unidos e na Suíça e organizou planos de alfabetização em países africanos. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e, entre 1989 e 1991, foi secretário municipal de Educação de São Paulo. Freire foi casado duas vezes e teve cinco filhos. Foi nomeado doutor honoris causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Morreu em 1997, de enfarte.

Quer saber mais?

  • Pedagogia da Esperança - Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire, 254 págs., Ed. Paz e Terra.
  • Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire, 218 págs., Ed. Paz e Terra,
  • Visite o site: www.paulofreire.org
  • Frases e pensamentos de Paulo Freire aqui
  • Assista ao vídeo:


13 outubro, 2012

CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR A VIDA

CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR A VIDA

FAÇA PARTE DA NOSSA CAMPANHA #CANCERDEMAMA

Olhe e sinta o que é normal e o que não é em suas mamas. Caso perceba alguma alteração procure sua unidade de saúde. Mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame clinico 1 vez ao ano com um profissional de saúde, mulheres de 50 a 69 anos também devem fazer uma mamografia a cada 2 anos.

Procure uma Unidade Básica de Saúde e saiba mais!


12 outubro, 2012

EXAME: MAIS RÁPIDO, MAIS FÁCIL, E VOCÊ SABE QUANDO FICA PRONTO!

EXAME: MAIS RÁPIDO, MAIS FÁCIL, E VOCÊ SABE QUANDO FICA PRONTO!

SMSDC DEFINE NOVOS PRAZOS E REGRAS PARA EXAMES NAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Agora ficou mais rápido e fácil ter acesso aos resultados de exames realizados nas Clinicas da Família e Centro Municipais de Saúde. Isso porque a Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro (SMSDC) definiu novas regras e prazos para ampliar a oferta de exames e reduzir o tempo de espera pelos resultados.

11 outubro, 2012

CLÍNICA DO CATUMBI: NOSSO BLOG É UM DOS FINALISTAS!

CLÍNICA DO CATUMBI: NOSSO BLOG É UM DOS FINALISTAS!

COMEÇOU A CORRIDA PARA A LIDERANÇA DO II CONCURSO DE BLOGUEIROS DA SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO 2012

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Após análise da banca julgadora, nosso blog irá concorrer à premiação das seções CONHEÇA ESTA ESTÓRIA, narrada pela ACS Priscila Ferreira com a participação da Saúde Bucal, e MELHOR BLOG. Vamos todos fazer figa e torcer! Boa sorte pra todos os participantes!

09 outubro, 2012

CEGONHA CARIOCA EXPANDE SERVIÇO DE AMBULÂNCIA PARA TODA A CIDADE

CEGONHA CARIOCA EXPANDE SERVIÇO DE AMBULÂNCIA PARA TODA A CIDADE

NOVAS UNIDADES SERÃO INCORPORADAS À FROTA PARA AUXILIAR O SERVIÇO JÁ PRESTADO À POPULAÇÃO CARIOCA

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) expande o serviço de ambulâncias exclusivas do programa Cegonha Carioca para toda a cidade, beneficiando mais de 50 mil grávidas por ano. Mais de 1.500 gestantes já utilizaram o serviço, que, até então, atendia os bairros Rocinha, Santa Cruz, Sepetiba, Paciência, Complexo do Alemão e a região de Madureira e adjacências.

Com a expansão, dez ambulâncias estão exclusivas para o atendimento ao programa. Antes, o Cegonha Carioca contava com cinco veículos. O transporte é acionado por meio de uma central 24 horas e, na hora do parto, as gestantes são levadas para a maternidade, previamente referenciada. A unidade móvel conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras, que tem acesso às informações do pré-natal da paciente.

Lançado em março de 2011, o Cegonha Carioca é um projeto pioneiro, que ampliou o atendimento oferecido às gestantes da cidade. Mais de 37 mil grávidas já foram beneficiadas pelo programa. Para participar é preciso estar, no máximo, no 2º trimestre de gravidez e fazer o pré-natal em uma unidade de saúde do município do Rio de Janeiro. A paciente recebe o passaporte cegonha e sabe antecipadamente em qual maternidade vai ter o seu bebê, faz uma visita com um acompanhante ao local para conhecer e tirar dúvidas sobre o parto e recebe enxoval para o recém-nascido.

O investimento da Prefeitura no programa até agora é de R$ 17 milhões. Todas as unidades primárias da SMSDC já estão incluídas numa grade de referência, que indica para qual maternidade as gestantes serão encaminhadas. O Cegonha Carioca estimula a realização do pré-natal completo e diminui as complicações evitáveis, além de melhorar os indicadores de qualidade do cuidado materno e neonatal.

O programa preconiza a humanização do atendimento. As maternidades contam com espaços para relaxamento durante o pré-parto e a gestante pode escolher um acompanhante de sua confiança para a hora do parto. Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no Bebê Carioca.

03 outubro, 2012

SAÚDE NA ESCOLA: CLÍNICA E EDI JUNTAM FORÇAS

SAÚDE NA ESCOLA: CLÍNICA E EDI JUNTAM FORÇAS

UNIDADES ALCANÇAM COM SUCESSO O PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA NO BAIRRO DO CATUMBI

ESCOLA DE PAIS - EDI Lily Marinho e Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello


Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


Em reunião com os pais, o Dentista Érico Eduardo ministra esclarecimentos sobre Saúde Bucal.
Aconteceu sábado -29/09, a reunião de pais do EDI Lily Marinho. Essa foi a primeira reunião de pais na parceria EDI Lily Marinho e CF Sergio Vieira de Mello, a partir de agora as reuniões acontecerão no Centro de Cultura e Idéias da CF SVM.  As reuniões são divididas em 2 momentos, o primeiro coordenado pela Direção do EDI e o segundo com a participação da equipe da CF SVM, integrando a Saúde na Escola.

Nesta primeira reunião a CF SVM foi representada pelo Dentista Érico Eduardo, que.... CONTINUE LENDO

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.418 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.