CF SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Avenida 31 de Março, SN - Catumbi - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20251-330 | ☎ Telefone: (21) 2502-8666
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Thiago Wendel | CNES 6873960 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

27 setembro, 2013

EQUIPES DA CFSVM FAZEM MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA VACINAL NO TERRITÓRIO

EQUIPES DA CFSVM FAZEM MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA VACINAL NO TERRITÓRIO


Avaliação da Caderneta de Vacina em domicílio da Equipe Paula Matos


As equipes da CFSVM estão realizando visitas domiciliares em residencias que possuem crianças de 6 meses a menores de 5 anos para avaliação da caderneta de vacinas.






26 setembro, 2013

DOENÇAS TÍPICAS DE ÉPOCAS DE CALOR

DOENÇAS TÍPICAS DE ÉPOCAS DE CALOR

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE AS DOENÇAS COMUNS NAS ÉPOCAS DE CALOR

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Com o início do Verão, estação mais quente do ano, vem as faladas doenças de verão! Isso porque o calor excessivo provoca a ocorrência de alguns problemas de saúde típicos da época, sendo os mais frequentes: desidratação, insolação, dengue, intoxicação alimentar, hepatite A e doenças de pele.



Sintomas
 Entre os sintomas mais relatados pelos pacientes nos hospitais estão:

· Diarréia;
· Dor de cabeça;
· Dor no corpo;
· Vômito;
· Mal estar em geral.
Como evitar 
· Tomar dois litros de água por dia;
· Tomar banho na temperatura ambiente e usar roupas leves;
· Alimentar-se com verduras, legumes e frutas;
· Evitar alimentos gordurosos;
· Aplicar hidratante no corpo de duas a três vezes ao dia;
· Usar protetor solar com fator de proteção no mínimo de 30;
· Evitar o sol ou diminuir o tempo de exposição a ele entre 10h e 16h;
· Usar óculos escuros com proteção UVA/UVB e chapéu ou boné;
· No dia-a-dia também usar protetor solar, principalmente nas áreas expostas do corpo (face, decote, braços e pernas) diariamente.
· Os alimentos também devem receber atenção especial durante o Verão, já que o calor possibilita a proliferação de bactérias, e devem ser bem lavados, de preferência deixando por algum tempo em um recipiente com água com algumas gotas de água sanitária adicionadas. 

· Desidratação
A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo, que pode ser aumentada por vários fatores no Verão, como o aumento da própria transpiração. Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração.
A pessoa passa a apresentar sede, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas e olhos ressecados. É uma doença greve, por isso, deve ser evitada com algumas dicas: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves e ingira constantemente líquido.
Como tratamento, o soro caseiro pode ser utilizado. Preparação: uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de sal misturados em um litro de água. A pessoa pode tomar a vontade a cada 20 minutos e após cada evacuação no caso de diarréia. Nesses casos, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.
· Insolação
A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Como consequências, a pessoa pode sentir os seguintes sintomas: intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e, até mesmo, a inconsciência. Procure o atendimento médico imediatamente.
É importante lembrar que não apenas a pessoa que fica diretamente exposto ao sol contrai a doença, pois a areia da praia, por exemplo, também reflete o sol e aumenta a temperatura da pessoa pelo calor.


· Intoxicação Alimentar

A alimentação feita em locais que não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos ou que deixam eles expostos por longos períodos à temperatura ambiente são os principais causadores da intoxicação alimentar. 

Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas que variam de acordo com o microorganismo causador do distúrbio. Pode causar diarréia, um simples desarranjo intestinal, náuseas, vômitos, febre, dor de cabeça, e até mesmo, desidratação grave. Em geral, os sintomas duram poucos dias.

· Micoses
No verão temos mais contato com a água, seja transpirando ou pela ida na praia ou na piscina. Isso faz com que a nossa pele fique úmida por mais tempo, o que favorece o aparecimento das micoses - doenças causadas por fungos. A doença pode aparecer nas virilhas, nos pés e nas unhas.
Inicia-se sempre por uma pequena lesão vermelha, provoca escamação contínua da pele e coceira. Deve-se procurar um dermatologista.


· Conjuntivite bacteriana

É uma infecção das conjuntivas (aquela pele transparente que recobre os olhos). Entre os sintomas, estão: olhos vermelhos e lacrimejantes, produção de secreção amarelada, dor ao olhar para a luz e uma sensação de que há areia dentro dos olhos. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda. O contágio pode ser através de contato direto com uma pessoa contaminada, compartilhando toalhas, mergulhando no mar em praias poluídas e usando piscinas com tratamento de cloro ausente ou ineficiente.
Para prevenir, não frequente praias impróprias para banho nem piscinas que não estejam devidamente tratadas. Não coloque as mãos nos olhos infectados e evite compartilhar toalhas. Procure um oftalmologista para tratar.


· Dengue

A dengue é uma das mais conhecidas doenças de verão. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que transporta o vírus. Quem é picado pelo inseto pode sentir febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, além de perder o apetite, ter náuseas e apresentar bolinhas vermelhas por todo o corpo que causam coceiras. Por isso, em caso desses sintomas procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente, como Pneus, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água, entre outros.

· Hepatite A

Causada por vírus, a hepatite viral do tipo A, que ataca o fígado, é outra doença comum do verão. A pessoa pode levar até um mês para desenvolver os sintomas, tempo suficiente para o vírus atacar as células hepáticas, provocando amarelamento da pele, febre, dores de cabeça e musculares e o aumento do tamanho do fígado. Mas nem sempre a pessoa apresenta todos esses sintomas, podendo sentir apenas mal-estar ou sinais de gripe. Neste caso o atendimento médico é fundamental para o diagnóstico.


Fonte:Ministério da Saúde. Hospital Geral de Bonsucesso

25 setembro, 2013

MALEFÍCIOS DO USO DA MACONHA

MALEFÍCIOS DO USO DA MACONHA

ENTENDA UM POUCO SOBRE OS EFEITOS IMEDIATOS E A LONGO PRAZO DO USO DA MACONHA

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

A maconha é o nome dado aqui no Brasil a uma planta chamada cientificamente de Cannabis sativa. Em outros países ela recebe diferentes nomes.

Para bom entendimento é melhor dividir os efeitos que a maconha produz no homem em físicos (ação sobre o próprio corpo ou partes dele) e psíquicos (ação sobre a mente). Esses efeitos físicos e psíquicos sofrerão mudanças de acordo com o tempo de uso considerado, ou seja, os efeitos são agudos (isto é, quando decorre apenas algumas horas após fumar) e crônicos (consequências que aparecem após o uso continuado por semanas, ou meses ou mesmo anos).




Os efeitos físicos imediatos  são muito poucos: os olhos ficam meio avermelhados, a boca fica seca e o coração dispara, de 60-80 batimentos por minuto pode chegar a 120-140 ou até mais ( é o que o médico chama de taquicardia).
Os efeitos psíquicos imediatos dependerão da qualidade da maconha fumada e da sensibilidade de quem fuma. Para uma parte das pessoas os efeitos são uma sensação de bem-estar acompanhada de calma e relaxamento, sentir-se menos fatigado, vontade de rir (hilariedade). Para outras pessoas os efeitos são mais para o lado desagradável: sentem angústia, ficam aturdidas, temerosas de perder o controle da cabeça, trêmulas, suando. É o que comumente chamam de "má viagem" ou "bode".
Há ainda evidente perturbação na capacidade da pessoa em calcular tempo e espaço e um prejuízo na memória e atenção. Assim, sob a ação da maconha a pessoa erra grosseiramente na discriminação do tempo tendo a sensação que se passaram horas, quando na realidade foram alguns minutos; um túnel com 10 metros de comprimento pode parecer ter 50 ou 100 metros.

Os efeitos físicos a longo prazo da maconha já são de maior monta. De fato, com o continuar do uso, vários órgãos do nosso corpo são afetados. Os pulmões são um exemplo disso. Não é difícil imaginar como irão ficar estes órgãos quando passam a receber cronicamente uma fumaça muito irritante, dado ser proveniente de um vegetal que nem chega a ser tratado como é o tabaco comum. Esta irritação constante leva a problemas respiratórios (bronquites), aliás como ocorre também com o cigarro comum. Mas o pior é que a fumaça de maconha contém alto teor de alcatrão (maior mesmo que na do cigarro comum) e nele existe uma substância chamada benzopireno, conhecido agente cancerígeno; ainda não está provado cientificamente que a pessoa fumante de maconha está sujeita a contrair câncer nos pulmões com maior facilidade, mas os indícios em animais de laboratório de que assim pode ser são cada vez mais fortes.

Há ainda a considerar os efeitos psíquicos a longo prazo produzidos pela maconha. Sabe-se que o uso continuado da maconha interfere na capacidade de aprendizagem e memorização e pode induzir a um estado de amotivação, isto é, não sentir vontade de fazer mais nada, pois tudo fica sem graça e sem importância. Este efeito crônico da maconha é chamado de síndrome amotivacional. Além disso a maconha pode levar algumas pessoas a um estado de dependência, isto é, elas passam a organizar sua vida de maneira a facilitar o uso de maconha, sendo que tudo o mais perde o seu real valor.



Fonte: Portal Saúde. SUS








QUER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS MALEFÍCIOS DESTA E DE  OUTRAS DROGAS?

VENHA AO NOSSO GRUPO DE COMBATE AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS DA CFSVM! TODAS AS QUINTAS ÁS 17 HORAS

24 setembro, 2013

CFSVM FAZ PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA

CFSVM FAZ PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA

EQUIPE DE SAÚDE BUCAL E DE ENFERMAGEM FAZEM AÇÃO DE SAÚDE NO EDI TIA LUIZINHA

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

A atividade aconteceu hoje pela manhã (24/09) e contou com a aprticipação do Dr. Erico (dentista), Rejane Alves (Téc de Enfermagem da Equipe Catumbi) e Claudia  Fiqueira (TSB). Foi realizada avaliação odontologica e antropométrica, além de teatro educativo sobre saúde bucal.




 
 

MORAR CARIOCA SELECIONA AGENTES

MORAR CARIOCA SELECIONA AGENTES

PROGRAMA MORAR CARIOCA SELECIONA AGENTE PARA TRABALHO SOCIAL

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO




O Programa Morar Carioca seleciona Agente Comunitário para Trabalho Social no Morro da Coroa. Inscrições até 27/09/13. Enviar currículo para plantão.coroa.ts@mpuprojetos.com.br ou entregar pessoalmente (Rua Queiros Lima, 72 - Catumbi).

CUIDANDO DE QUEM CUIDA

CUIDANDO DE QUEM CUIDA

PEQUENAS DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA QUE CUIDA DE UM IDOSO

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO


A tarefa de cuidar de alguém geralmente se soma às outras atividades do dia-a-dia. O cuidador pode ficar sobrecarregado, pois muitas vezes assume sozinho a responsabilidade pelos cuidados, soma-se a isso, ainda, o peso emocional da doença que incapacita e traz sofrimento a uma pessoa querida.


Algumas dicas podem ajudar a preservar a saúde e aliviar a tarefa do cuidador:


O cuidador deve contar com a ajuda de outras pessoas, como a ajuda da família,
amigos ou vizinhos, definir dias e horários para cada um assumir parte dos
cuidados. Essa parceria permite ao cuidador ter um tempo livre para se cuidar,
se distrair e recuperar as energias gastas no ato de cuidar do outro; peça ajuda
sempre que algo não estiver bem.
É fundamental que o cuidador reserve alguns momentos do seu dia para se
cuidar, descansar, relaxar e praticar alguma atividade física e de lazer, tais como:
caminhar, fazer ginástica, crochê, tricô, pinturas, desenhos, dançar, etc.

O cuidador pode se exercitar e se distrair de diversas maneiras, como por exemplo:
1. Enquanto assiste TV: movimente os dedos das mãos e dos pés, faça massagem
nos pés com ajuda das mãos, rolinhos de madeira, bolinhas de borracha ou com
os próprios pés.
2. Sempre que possível, aprenda uma atividade nova ou aprenda mais sobre algum
assunto que lhe interessa.
3. Leia, participe de atividades de lazer em seu bairro, faça novos amigos e peça
ajuda quando precisar.

Exercícios para a coluna cervical (pescoço):
Flexione a cabeça até encostar o queixo no peito, depois estenda a cabeça para
trás como se estivesse olhando o céu.
Gire a cabeça primeiro para um lado e depois para o outro.
Incline a cabeça lateralmente, para um lado e para outro, como se fosse tocar a
orelha no ombro.

Exercícios para os ombros: enchendo os pulmões de ar, levante os ombros para
próximo das orelhas, solte o ar deixando os ombros caírem rapidamente, depois fazendo
movimentos circulares, gire os ombros para frente e para trás.

Exercícios para os braços: gire os braços esticados para frente e para trás, fazendo
círculos.

Exercícios para o tronco: em pé, apóie uma das mãos no encosto de uma cadeira
ou na própria cintura, levante o outro braço passando por cima da cabeça, incline
lateralmente o corpo. Repita o mesmo movimento com o outro lado.

Exercícios para as pernas: deitado de barriga para cima, apóie os pés na cama
com os joelhos dobrados. Mantendo uma das pernas nessa posição, segure com as mãos
a outra perna e traga o joelho para próximo do peito. Fique nesta posição por alguns
segundos e volte para a posição inicial. Faça o mesmo exercício com a outra perna.


Fonte: Ministério da Saúde. Guia Prático do Cuidador. 2011

23 setembro, 2013

SECRETÁRIO MUNICIPAL SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SE REÚNE COM ASSESSORES NA CFSVM

SECRETÁRIO MUNICIPAL SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SE REÚNE COM ASSESSORES NA CFSVM

ENCONTRO ACONTECEU NESTA SEGUNDA FEIRA NO AUDITÓRIO DA CLINICA

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO




A reunião aconteceu na tarde desta segunda feira (23/09/2013) e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hans Dohmann; Subsecretário de Atenção Primária, Daniel Soranz e do Superintendente de Atenção Primária, José Carlos Prado Junior. 

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=f6b92b246c&view=att&th=1414c4928dd6a64b&attid=0.1&disp=inline&realattid=1446986071868964864-1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8c5XeCWHAGWYH4BigyBAXU&sadet=1379964933178&sads=c8Eid6Y-yP2470zOfqE-VxxLY2k&sadssc=1
https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=f6b92b246c&view=att&th=1414c6fa60781f45&attid=0.1&disp=inline&realattid=1446987128657412096-1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8c5XeCWHAGWYH4BigyBAXU&sadet=1380032349821&sads=eIjDoaHTHx_WRTPJatqQXnaVoao&sadssc=1

CAMISINHA FEMININA: MÉTODO EFICAZ E PRÁTICO PARA A MULHER

CAMISINHA FEMININA: MÉTODO EFICAZ E PRÁTICO PARA A MULHER

SAIBA MAIS SOBRE ESSE MÉTODO CONTRACEPTIVO

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

O preservativo feminino também serve para se prevenir contra a aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis. Assim como a opção masculina, também evita uma gravidez não desejada. Por ficar dentro do canal vaginal, a camisinha feminina não pode ser usada ao mesmo tempo em que a masculina. É feita de poliuretano, um material mais fino que o látex da camisinha que envolve o pênis. É, também, mais lubrificada.
A camisinha feminina é como se fosse uma “bolsa” de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro e possui dois anéis flexíveis. Um é móvel e fica na extremidade fechada, servindo de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. O segundo, na outra ponta, é aberto e cobre a vulva (parte externa da vagina).
Cuidados com o preservativo
  • Para não estourar, a camisinha merece cuidados especiais:
  • armazenar afastado do calor, observando-se a integridade da embalagem e prazo de validade;
  • não usar com o preservativo masculino;
  • ao contrário do preservativo masculino, o feminino pode ser colocado até oito horas antes da relação e retirado com tranquilidade após a relação, de preferência antes de a mulher levantar-se, para evitar que o esperma escorra do interior do preservativo;
  • já vem lubrificado; no entanto, se for preciso, devem ser usados lubrificantes de base oleosa fina na parte interna;
  • para colocá-lo corretamente, a mulher deve encontrar uma posição confortável (em pé com um dos pés em cima de uma cadeira, sentada com os joelhos afastados, agachada ou deitada).
Uso correto
  • O anel móvel deve ser apertado e introduzido na vagina. Com o dedo indicador ele deve ser empurrado o mais profundamente possível para alcançar o colo do útero; a argola fixa (externa) deve ficar aproximadamente 3 cm para fora da vagina; durante a penetração o pênis deve ser guiado para o centro do anel externo.
  • Com o vaivém do pênis, é normal que a camisinha se movimente. Se o anel externo estiver sendo puxado para dentro, é necessário segurá-lo ou colocar mais lubrificante.
  • Uma vez terminada a relação sexual, a camisinha deve ser retirada apertando o anel externo. É preciso torcer a extremidade externa da bolsa para garantir a manutenção do esperma no interior da camisinha. Depois, basta puxar o preservativo para fora delicadamente. E a cada nova relação deve-se usar um novo preservativo.

Fonte:Ministério da Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais




QUER SABER MAIS SOBRE OUTROS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS???
PARTICIPE DO GRUPO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR DA CFSVM
TODAS AS SEGUNDAS ÁS 15 HORAS!

21 setembro, 2013

AÇÃO DE SAÚDE MOVIMENTA A CLÍNICA DA FAMÍLIA NO SÁBADO

AÇÃO DE SAÚDE MOVIMENTA A CLÍNICA DA FAMÍLIA NO SÁBADO

ATIVIDADE ACONTECEU PARA OS MORADORES DA EQUIPE APOTEOSE

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Neste sábado (21/09) a equipe apoteose realizou atividade em saúde para os moradores com palestra sobre Doenças sexualmente transmissíveis, avaliação odontológica com aplicação de flúor e distribuição de kits odontológicos e acompanhamento de Bolsa Família.




20 setembro, 2013

GRUPO CAMPEÕES DA VIDA SE REUNE PARA FAZER DINÂMICA

GRUPO CAMPEÕES DA VIDA SE REUNE PARA FAZER DINÂMICA



A ATIVIDADE FOI REALIZADA NESTA SEXTA E EXERCITOU A MEMÓRIA

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Nesta sexta (20/09) aconteceu o encontro do grupo de idosos : Campeões da Vida.

Hoje a atividade realizada pela equipe serviu para exercitar a memória e fortalecer os laços entre os participantes. Cada um recebeu com crachá com seu nome e tiveram 10 minutos para tentarem memorizar o nome dos participantes. Após o tempo determinado a equipe misturou os crachás e distribuiu aleatoriamente. Cada um teve que descrever a pessoa "sorteada" para que o grupo pudesse acertar seu nome. Após cada acerto os participantes davam um abraço apertado!!







TESTE DO PEZINHO

TESTE DO PEZINHO

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ESSE EXAME TÃO IMPORTANTE PARA A SAÚDE DO SEU FILHO

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

Por que fazer o teste?
Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.


Quem deve fazer o teste?
Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.



Como é feito o tratamento?
O hipotireoidismo congênito é tratado com pequenas doses de hormônio tiroidiano. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial (inclusive o leite).


O que é traço falcêmico?
É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem seus filhos podem nascer com doença falciforme. Tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do Teste do Pezinho.


O que é doença falciforme?
É uma doença hereditária que provoca dificuldades na circulação do sangue. A doença falciforme causa crises de dor aguda, infecções graves, icterícia (cor amarela no branco dos olhos) e cansaço.


Onde se pode fazer o teste do pezinho?
Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após o parto. Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Postos de Saúde do seu município.


Quanto custa fazer o teste?
Nada. As Unidades de Saúde não podem cobrar nenhum serviço, pois eles já são financiados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.


O que acontece se a criança não fizer o tratamento?
Se o seu filho for portador de alguma dessas doenças e não for tratado convenientemente, certamente desenvolverá problemas no desenvolvimento físico e mental e de nada adiantará iniciar o tratamento depois que isso acontecer







A CLINICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO OFERECE A REALIZAÇÃO DO TESTE DO PEZINHO DIARIAMENTE DURANTE O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

19 setembro, 2013

GRUPO DE COMBATE AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS

GRUPO DE COMBATE AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS

HOJE ACONTECEU O PRIMEIRO ENCONTRO DO GRUPO QUE É VOLTADO PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Iniciou hoje o encontro do grupo que vem com a proposta e orientar e discutir com os adolescentes o uso de álcool, cigarro e outras drogas.

Todas as quintas feiras ás 17 horas novos adolescentes estarão presentes para junto com a equipe da CFSVM abordar a temática.

Nesta quinta o educador físico Marcelo fez um alongamento com os participantes antes do inicio do grupo. Os adolescentes também deixaram seus contatos eletrônicos  para fazerem parte de um grupo no facebook promovido pela CFSVM para continuar abordando o tema na rede social!


Alongamento realizado pelo Prof Marcelo

 
Alongamento realizado pelo Prof Marcelo


Adolescentes anotam endereço eletrônico para fazerem parte do grupo no facebook


Enfermeira Fernanda comanda o grupo junto com os ACS

EQUIPE APOTEOSE FAZ AÇÃO DE SAÚDE EM CRECHE DA MINEIRA

EQUIPE APOTEOSE FAZ AÇÃO DE SAÚDE EM CRECHE DA MINEIRA

ATIVIDADE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL E DO EDUCADOR FÍSICO

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

A equipe apoteose realizou  uma ação de saúde na Creche Brincadeira de Criança para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC)  para  detectar as crianças que se encontram com baixo peso, sobrepeso e obesidade para acompanhamento de saúde, e, avaliação da saúde bucal das crianças com aplicação de fluor.




A equipe de saúde bucal realizou escovação, distribuição de kits odontológicos, avaliação e orientação sobre cuidados de saúde.

A atividade foi realizada em dois dias (05/09 e 12/09) e foram avaliadas 35 meninas e 43 meninos.

Profissionais que participaram:





- Ageu Silva (Dentista)
- Juliana Domingues (Enfermeira - Equipe Apoteose)
- Maria Helena (ACS)
- Marcelo Mascarenhas ( Educador físico)
- Claudia Silva (TSB)
-Waldeth (ACS)
- Landry Marcia (ASB)
- Janaina (ACS)
- Juliana (ACS)


CUIDADOS DE HIGIENE SÃO INDISPENSÁVEIS NA PREVENÇÃO DE HEPATITES

CUIDADOS DE HIGIENE SÃO INDISPENSÁVEIS NA PREVENÇÃO DE HEPATITES

Cuidados com a higiene são importantes para se evitar a infecção de alguns tipos de hepatites virais (A e E) e outras doenças sexualmente transmissíveis

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Além de usar camisinha em todas as relações sexuais, não compartilhar seringas e outros objetos que furam ou cortam e fazer acompanhamento durante a gravidez, alguns cuidados com a higiene são importantes para se evitar a infecção de alguns tipos de hepatites virais (A e E) e outras doenças sexualmente transmissíveis:
  • Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;
  • Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos e frutos do mar;




  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
  • Orientar creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas para a adoção de medidas rigorosas de higiene, tal como a desinfecção de objetos, bancadas e chão utilizando hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária;
  • Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios, para não comprometer o lençol de água que alimenta o poço. Deve-se respeitar, por medidas de segurança, a distância mínima de 15 metros entre o poço e a fossa do tipo seca e de 45 metros, para os demais focos de contaminação, como chiqueiros, estábulos, valões de esgoto, galerias de infiltração e outros;
  • Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes e enchentes ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto;
  • Caso haja algum doente com hepatite A em casa, utilizar hipoclorito de sódio ou água sanitária ao lavar o banheiro;
  • Orientar também a lavagem dos alimentos, deixando-os na água tratada com hipoclorito de sódio por meia hora;
  • Exigir material esterilizado ou descartável nos consultórios médicos, odontológicos e de acupuntura;
  • Exigir material esterilizado ou descartável nas barbearias e nos salões de manicure/pedicure. O ideal é que cada pessoa tenha o seu kit de manicure/pedicure, composto de: tesourinha, alicate, cortador de unha, lixa de unha, lixa de pé, empurrador/espátula, palito, escovinha e toalha;





  • Exigir material esterilizado ou descartável nos locais de realização de tatuagens e colocação de piercings;
  • Não compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear ou de depilar;
  • Não compartilhar equipamentos para uso de drogas (agulhas, seringas, cachimbos ou canudos);






  • Não compartilhar agulhas ou seringas, em outras situações;
  • Não compartilhas lençóis, toalhas e roupas íntimas, em qualquer situação;
  • Buscar atendimento médico se apresentar qualquer sinal ou sintoma da doença ou em caso de exposição a alguma situação de transmissão das hepatites virais;
  • Vacinar-se contra a hepatite B. São 3 doses que podem ser aplicadas em qualquer unidade básica de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

18 setembro, 2013

DR. GARCIA FAZ AURICULOTERAPIA NOS PACIENTES DO GRUPO DE TABAGISMO

DR. GARCIA FAZ AURICULOTERAPIA NOS PACIENTES DO GRUPO DE TABAGISMO

A ATIVIDADE ACONTECEU COM AS PACIENTES QUE ESTÃO EM MANUTENÇÃO DA ABSTINÊNCIA

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Nesta quarta feira (18/09)o Dr. Garcia fez auriculoterapia nos paciente do grupo do tabagismo.




Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.418 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.