26 maio, 2014

Depressão na Adolescência e o papel da Atenção Básica na Família.


Dado às constantes mudanças no comportamento dos adolescentes, estas muitas vezes, tendem a ser ignoradas, pois alguns acreditam que tais mudanças repentinas podem parecer fruto da própria fase. Como se diz por aí: "Não é nada. É fogo de palha!", mas podem ter grandes significados na qualidade de vida e saúde destes adolescentes.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a depressão tem sido encontrada frequentemente em jovens de 10 a 19 anos e muitas vezes tem passado despercebido na sociedade. Comportamentos como agressividade, ansiedade, irritabilidade e até o isolamento podem esconder sintomar de causas mais sérias à qual o adolescente está passando, como por exemplo, o bullyng entre outros transtornos.

Estas alterações se devem a diversos fatores, entre eles: alterações hormonais que podem levar a modificações no comportamento do adolescente, construção da sua identidade como pessoa humana, o conflito de lidar com situações inesperadas ou que lhes causem demasiada expectativa entre outras questões sociais.

Comportamentos como tristeza, isolamento, falta de apetite, automutilação, uso precoce de bebidas alcóolicas ou drogas entre outras podem ser sintomas de depressão ou outras doenças que afetam a saúde mental. Para isso a procura por um profissional de saúde é fundamental para um diagnóstico mais aprofundado.

Nas unidades de atenção básica, através das Clinicas das Famílias, as equipes estão preparadas para lidar com o manejo destas crises. É importante que a família ou o próprio adolescente, ao perceber estes sintomas, procurem a unidade de saúde mais próxima ou que esteja vinculado e converse com um profissional sobre isso.

A intervenção dos profissionais de saúde podem fazer toda a diferença na resolutividade para estes adolescentes e suas famílias, de forma que possam viver melhor e mais felizes consigo mesmo e com o seu em torno.





Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.