Integração Ensino-Serviço-Comunidade

Nesta última sexta feira ocorreu o encontro entre profissionais de saúde e usuários para conversar sobre saúde. 

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Nutricionista Nicole Marie falando sobre alimentação
Toda primeira sexta feira do mês ocorre no Centro de Cultura e Idéias da CF Sérgio Vieira de Mello o Café Reflexivo. A atividade envolve os profissionais da clínica, usuários e participantes da Academia Carioca com o objetivo de estabelecer uma roda de conversa sobre assuntos de saúde.

Nesta ultima sexta abordamos o tema "Colesterol e alimentação: o que preciso saber?". Utilizamos a pratica do teatro para ilustrar os exemplos e contamos com participação ativa dos usuários.

A atividade é aberta a toda a população e não é necessário trazer nada para participar, apenas a vontade de aprender e contribuir para melhorar sua saúde. Compareça você também!!

Realização do teatro para orientar sobre alimentação 

Educador Físico Erickson, Psicóloga Jurema e Nutricionista Nicole Marie



Equipe da CF Sérgio Vieira de Mello foi ao encontro dos homens na quadra de futebol para falar sobre saúde

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO





      Através da parceria estabelecida entre a equipe Mineira, a Residência em Medicina de Família da UERJ e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UFRJ, realizamos uma ação que teve como objetivo atingir o público masculino acima de 40 anos, frequentador do futebol da quadra da Associação de Moradores da Mineira e arredores, levando como tema a saúde do homem, dando ênfase na prevenção de doenças crônicas.
     A abordagem durante a ação ocorreu de forma a fornecer informações sobre prevenção através da adoção de hábitos saudáveis, estimulando a discussão sobre a temática através de perguntas disparadoras contidas em cartazes. Foi um momento rico em troca de experiências e escuta, no qual os participantes se sentiram à vontade para compartilhar dúvidas com os profissionais. Além disso, foi abordada a discussão sobre a importância do autocuidado, a procura pelos serviços de saúde e das questões de gênero que permeiam esta questão.

  Como material de apoio à discussão, foi fornecido aos participantes um folder confeccionado previamente pela equipe de residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UFRJ.

Estamos planejando outras ações abordando a saúde do homem no nosso território, fique atento!



Conversa sobre saúde do Homem na quadra da Mineira

Equipe da Mineira em ação

Moradores da mineira 

Equipe da Mineira e Residentes Multiprofissionais UFRJ e de Medicina de Família UERJ





Equipe da CF Sergio Vieira de Mello vai para as ruas para orientar a população.

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Enfermeira Nadilene informando moradora sobre
Tuberculose e Hanseníase



Na ultima quinta feira (06/08/2015) a equipe da CF Sérgio Vieira de Mello realizou uma caminhada educativa pelas ruas do Catumbi com o objetivo de distribuir folhetos educativos, orientar os moradores e ofertar a realização de exame de escarro. 

Muitas pessoas foram abordadas e tiveram o oportunidade de conversar mais sobre os assuntos. 

No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.







Equipe da CF preparada para a atividade
ACS Marcos








Adolescentes do RAP da Saúde realizando
orientação nos comércios da área















Festa Natalina para as Crianças


Com a proximidade do Natal, independente de credo ou religião, a Clínica da Família Sergio Vieira de Mello, todos seus funcionários e alguns usuários, se juntaram para proporcionar uma festa natalina para as crianças.



Com muito amor, dedicação e bastante trabalho, a equipe conseguiu proporcionar as crianças, um inesquecível dia de brincadeiras, guloseimas e lembrancinhas.


Abaixo, a equipe responsável por servir a criançada:


A festa foi muito divertida. Quando o Papai Noel chegou em seu "trenó", as crianças gritavam de felicidade.



A alegria foi contagiante.





Agradecemos a todos que compareceram e ajudaram a fazer este dia maravilhoso , cheio de amor e alegria para as crianças da comunidade.

Abaixo, o Papai Noel e Mamãe Noel, que mesmo num calor enorme, fizeram a alegria dos nossos pequenos:

A Clínica da Família e TODOS os seus funcionários desejam um Natal Maravilhoso e, que o ano de 2015 seja de MUITAS vitórias e conquistas.

ALUNAS DA FACULDADE DE ENFERMAGEM SOB SUPERVISÃO DA ENFª ISABELA REALIZAM ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA OS ACS

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO












Com a proximidade da campanha contra o HPV e a introdução da vacinação, as alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da Enfaª Isabela Tavares,
 realizaram no auditório da CFSVM uma palestra educativa sobre a doença e a vacinação voltada para os ACS. Com esta capacitação nossos agentes de saúde puderam tirar duvidas e aprender mais sobre o tema!






PARCERIA CF SVM E RMFC/UERJ CAPACITA PROFISSIONAIS

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

Começa nesta quinta (18/04) o curso de Abordagem Comunitária. As aulas acontecerão ás quintas no auditório da CF Sérgio Vieira de Mello. O curso está aberto para profissionais das equipes de Saúde da Família da AP 1.0. Informações: cfcatumbi@gmail.com


DR. CARLOS PELOSO ELABORA ESTUDO E MINISTRA PALESTRA NA UNIDADE

Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

O Sistema Único de Saúde passa por um período de profunda reflexão e mudança. Mudança esta em maior escala em alguns Estados, que adotam a troca do conceito de Atenção Básica para Atenção Primária à Saúde. Adotar o conceito Atenção Primária à Saúde é responsavelmente aceitar o que a população almeja: um sistema de saúde que seja mais rápido e que ofereça as respostas resolutivas às demandas. A Atenção Primária à Saúde enquanto ciência constitui-se como o primeiro contato de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema de saúde. A figura do ACS (Agente Comunitário de Saúde) é de vital importância para validação dessa forma de atuação da saúde nas diversas sociedades.

Os profissionais de nossa unidade costumeiramente realizam palestras abertas à todos os públicos, sobre esses e outros assuntos, como é o caso da realizada pelo Dr. Carlos Peloso para os funcionários que se encontravam disponíveis na unidade. "O Dr. Carlos fez uma ótima explanação das diferenças que a medicina tem em relação a abordagem centrada na doença e da abordagem centrada na pessoa. É nesta última, que a formação da Residência em Medicina de Família e Comunidade é centrada, e tem como agentes essenciais na Saúde da Família o trabalho em equipe, enfermeiras, técnicos de enfermagem, ACS e equipe de saúde bucal. No que se refere ao modelo adotado no Brasil de Atenção Primária em Saúde, são os ACS os " pilares" de sustentação. Isto ocorre pois são os ACS que fazem a contextualização da abordagem centrada na pessoa com a família e com a comunidade."






VOCAÇÃO PARA O ENSINO



O Gerente Técnico Jubemar Lima conversa com os universitários.
Neste quase 1 ano de funcionamento, uma característica da CF SVM já é bem marcante, a vocação para o ensino. Diversos cursos, das mais variadas carreiras, utilizam o dia-a-dia da CF SVM como cenário de aprendizagem. 

Assim é para a residência de Medicina de Família e Comunidade da UERJ, Programa de Acadêmicos Bolsistas da SMSDC, Faculdade de Medicina da UNESA, Curso Técnico de Agentes de Vigilância em Saúde, Especialização em Saúde da Família UNISUAM, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica e Liga de Medicina de Família e Comunidade da UERJ.

Em curtas visitas ou se integrando a equipe, os acadêmicos são sempre bem recebidos e podem conhecer e contribuir para nosso processo de trabalho.


Alunos da Faculdade Estácio posam com a ACS Greice Silva
PRECEPTORIA EM AÇÃO











Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida 31 de março, SN - Catumbi

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2502-8666

Tecnologia do Blogger.