Promoção de Saúde
Nesta sexta feira (20/09) o Dr. Érico realizou visita domiciliar em famílias do morro da Coroa e realizou aplicação de flúor.
CONHEÇA NOSSO TRABALHO E FAÇA PARTE DESTE GRUPO!
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CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
" O objetivo do grupo é de propor e orientar a recuperação e melhoria da qualidade de vida dos usuários de álcool, cigarro e outras drogas. Acreditamos que nosso programa funcionará para aqueles que realmente desejam largar algum vício e levar uma vida mais saudável e feliz ao lado de sua família, que muitas vezes é a mais prejudicada pelas crises e prejuízos causados pelos dependentes. Nosso público alvo é de adolescentes de 12 a 19 anos, que utilizam-se ou não dessas substancias, principalmente para os que possuem Bolsa Família e Cartão Família Carioca."
Marcos Angelo Tomás, ACS da Equipe Navarro
Seja multiplicador, participe deste grupo!!!
Acesse no Facebook a Página do Grupo de Combate ao Álcool e Drogas: https://www.facebook.com/gnaacfsvm
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EQUIPE PAULA MATOS FALA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL NA CLÍNICA DA FAMÍLIA
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CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Aconteceu no sábado 31/08/2013 uma ação de saúde sobre Hipertensão arterial com a Equipe Paula Matos. Nessa manhã o Dr. Thiago Boscher fez uma roda de conversa sobre a doença e deu orientações de saúde para os pacientes.
Após a atividade os participantes tiraram dúvidas sobre a alimentação e viram a mesa expositiva com a quantidade de sal de alguns alimentos consumidos no dia a dia.
Orientação sobre a quantidade de sódio dos alimentos (31/08/2013)
Dr. Thiago Boscher, médico da Equipe Paula Matos (31/08/2013)
Mesa expositiva com a quantidade de sal dos alimentos (31/08/2013)
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CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO LEVA PROMOÇÃO DE SAÚDE AO MORRO DA MINEIRA
Dra. Juliana Leitão monta barraca na Associação de Moradores da Mineira com integrantes da equipe.
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CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
2ª feira, 07 de maio, dia ensolarado. Os garis varrem a escadaria enquanto seios aos umbrais aleitam seus petizes sedentos mas atentos à movimentação que os profissionais da clínica fazem. Segue a vida o Morro da Mineira. Nesse clima de poesia e observação aos poucos se achegam um, dois, três, cinco, onze e mais pessoas. Curiosos da famosa comunidade, onde outrora fora palco de acontecimentos violentos, os moradores abrem um sorriso ao avistarem a Saúde bater à porta. Liderada pela Dra. Juliana Leitão, Enfermeira Juliana Domingues, Téc. Enfermagem Cristiane Melo e as Agentes Comunitárias de Saúde Maria Helena e Tatiana Barros, a equipe Apoteose montou barraca para atender os moradores e esclarecer diversas dúvidas sobre alimentação, saúde e bem viver. A Associação de Moradores do Morro da Mineira foi parceira da ação e disponibilizou suas dependências para a realização do evento.
Feliz com a demanda alcançada, a Dra. Juliana fala um pouco sobre o idealizado pela coordenação da ação. "Pensamos em realizar a promoção de saúde "VENHA CONHECER SEU CORPO" com o intuito, não só de avaliar medidas, mas de orientar as pessoas quanto ao seu estilo de vida, à importância do acompanhamento ambulatorial de patologias como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, à importância do uso correto de suas medicações e tentar esclarecer as dúvidas que surgissem." declarou.
Na ação foram realizados diversos procedimentos clínicos tais como a medição do peso, da altura, da cintura e do quadril, aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corpórea (IMC) e o índice cintura/quadril. Valores que influenciam em um menor ou maior risco cardiovascular. Na ocasião não foi selecionado ou diferenciado grupo específico para a realização das estatísticas.
A adesão à ação foi maior pelas mulheres, representando 58% do público presente, em relação ao homens. Cerca de 66% dos homens estavam acima do índice de massa corpórea considerado normal, o que ocorreu com 76% das mulheres. Já o índice cintura-quadril foi classificado como muito alto em 60% das mulheres participantes e como moderado em 50% dos homens. Nenhum homem avaliado apresentou este índice classificado como muito alto. em relação à pressão arterial, a maioria das aferições teve valores dentro da normalidade. No sexo masculino, 50% das aferições revelaram valores alterados, enquanto que no feminino este valor foi de 44%.
Os padrões de avaliação foram os oficiais. |
Concluiu-se que, de modo geral, apesar da adesão à Promoção de Saúde ter sido maior entre o sexo feminino e este grupo ter apresentado um percentual de valores de pressão arterial maior, dentro da normalidade, não mostrou ter muitos cuidados em relação aos cuidados com as medidas corporais, o que muito tem a ver com os hábitos de vida.
Nossa clínica está aberta para os moradores da área e adjacências. Informe-se com seu Agente Comunitário de Saúde!
CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO Endereço: Avenida 31 de Março, s/ nº Catumbi - Rio de Janeiro/RJ CEP.:20.251-330 Telefone: (21) 2502-4366 Gerente Técnico: Jubemar Lima |
MORRO DA COROA RECEBE SAÚDE BUCAL
UPP e Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello organizam Promoção de Saúde na Associação de Moradores do Morro da Coroa.
Postado por Leandro Antonio
Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello
As crianças sorriram com a chegada dos profissionais de saúde na sala de aula. A turma, que é composta por estudantes de 07 à 13 anos de idade, pôde ser tratada na própria classe pelo Dentista Erico Eduardo, o Téc. Higiene Dental Rudney Buarque e a Auxiliar de Saúde Bucal Armanda Reni.
Os policiais da UPP, os Soldados Pavão e Elizabeth, que ministram aulas de reforço escolar e coordenam o grupo posaram ao lado dos agentes de saúde após auxiliarem na ação no Morro da Coroa.
O trabalho realizado pelos profissionais foi a instrução de higiene oral, aplicação de flúor, distribuição de kit´s odontológicos além de evidenciação de placa. Ao total 22 alunos foram tratados no evento e os Agentes Comunitários de Saúde - ACS´s Douglas Nobre, Lidiane Nobre e Tatiana Marcelina cooperaram na organização das crianças.
BRASIL SORRIDENTE
Fonte: Portal da Saúde
A prestação de serviços públicos de saúde bucal no Brasil, historicamente, caracterizava-se por ações de baixa complexidade, na sua maioria curativas e mutiladoras, com acesso restrito. A grande maioria dos municípios brasileiros desenvolvia ações para a faixa etária escolar, de 6 a 12 anos, e gestantes. Os adultos e os idosos tinham acesso apenas a serviços de pronto atendimento e urgência, geralmente mutiladores.
Isso caracterizava a odontologia como uma das áreas da saúde com extrema exclusão social. Segundo o Levantamento Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil – concluído em 2003 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, 20% da população brasileira já tinha perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não possuíam acesso regular a escova de dente.
Nas duas últimas décadas, apenas algumas experiências isoladas e pontuais ampliavam o acesso e desenvolviam ações de promoção e prevenção, além de atividades curativas mais complexas. Não havia uma política nacional efetiva para a Saúde Bucal.
A implementação da Política Nacional de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente, significou um marco na mudança do foco da atenção em saúde bucal, visando avançar na melhoria da organização do sistema de saúde como um todo e propondo um modelo que dê conta da universalidade, integralidade e equidade, princípios tão caros a quem lutou pela implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal (principalmente por meio da estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.
REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE “Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal
Nas duas últimas décadas, apenas algumas experiências isoladas e pontuais ampliavam o acesso e desenvolviam ações de promoção e prevenção, além de atividades curativas mais complexas. Não havia uma política nacional efetiva para a Saúde Bucal.
A implementação da Política Nacional de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente, significou um marco na mudança do foco da atenção em saúde bucal, visando avançar na melhoria da organização do sistema de saúde como um todo e propondo um modelo que dê conta da universalidade, integralidade e equidade, princípios tão caros a quem lutou pela implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal (principalmente por meio da estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.
REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE “Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal
Acesse o site da Coordenação Geral de Saúde Bucal: www.saude.gov.br/bucal.